Destaque Vila Verde

Fotografia. “Vila Verde para além do verde” patente em Braga

(c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Realizou-se esta manhã, na antiga estufa do Parque da Ponte, a inauguração da exposição “Vila Verde para além do verde”, com a presença da vereadora da Cultura do Município de Braga, Lídia Dias, e a vereadora da Cultura de Vila Verde, Júlia Fernandes.

A exposição oferece um total de 63 fotografias em dois formatos distintos, que resultaram da colaboração da Casa do Conhecimento de Vila Verde, com o grupo STOL – Science Through Our Lives. Estão expostas, num formato convencional, 20 fotografias e, num formato mais tecnológico, estão disponíveis 43 fotografias, numa apresentação multimédia.

A Exposição “Vila Verde para além do verde” representa a união de biodiversidade e natureza com a tecnologia. De acordo com a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, “muitos dos participantes são amadores e puderam ter a particularidade de estar na natureza”, sendo que alguns dos autores das fotografias chegaram a “pernoitara e acampar” para conseguir “captar imagens fabulosas daquilo que é a fauna e a flora, daquilo que é a imagem do território”, acrescentou.

Esta iniciativa foi desenvolvida com fotografias originais de diversos autores, com o propósito de dar a conhecer a natureza e sensibilizar para a importância da conservação e proteção da fauna e da flora, “numa forma de perpetuar o património e de chamar a atenção para ele, sempre com a perspetiva de o conseguir manter intacto para as gerações futuras”.

A vantagem de levar esta exposição para o Parque da Ponte é a forte participação da população, especialmente na altura do verão, que as pessoas aproveitam para “passear e usufruir da fauna e da flora que este parque tem”, ou seja, “é no fundo o cruzamento de um público muito importante, ao qual podemos sensibilizar para as questões do ambiente, e do desenvolvimento sustentável”, explicou a vereadora da Cultura da Câmara de Braga, Lídia Dias, acrescentando que “é através destas ações que conseguiremos mudar alguns paradigmas de pensamento que às vezes pensamos que já estão mais avançados, mas que não estão tanto assim”.

Esta exposição já passou pela Casa do conhecimento, em Vila Verde, e irá estar exposta na Videoteca da Ponte até ao dia 30 de julho, de segunda a sábado, com entrada gratuita.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista