Destaque Vila Verde

Ensino. Finalistas da EPATV aptos para o mercado de trabalho

Redação
Escrito por Redação

O Curso Técnico de Frio e Climatização, o Curso Técnico de Design Gráfico e o Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel defenderam a 2, 6 e 9 de julho, respetivamente, as Prova de Aptidão Profissional (PAP), na EPATV.

É um tempo de grande azáfama para os professores da EPATV e para os alunos finalistas que demonstrarem as suas capacidades profissionais e culturais de forma a ingressarem no mercado de trabalho, com a elevada taxa de empregabilidade a que a EPATV habituou os jovens e encarregados de educação.

Estas provas que encerram a formação dos estudantes, após três anos de aulas técnicas e práticas, bem como estágio em empresas da região.
As PAPs encerram no dia 26 de julho, permitindo a avaliação de duas centenas de finalistas com certificação para ingressar no mercado de trabalho.

DESIGN GRÁFICO

Os finalistas de Design Gráfico apresentaram, a 6 de julho, os projetos pluridisplinares quanto a ferramentas usadas (audiovisual, texto, tecnologias de informação, cartazes, merchandising) elaborados por cada um deles com orientação dos professores perante um júri presidido por Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV.

Ao longo do dia, os Direitos da Criança em duas vertentes (informativa e lúdica), a criação de três marcas empresariais, um roteiro interativo da Escola, dois livros, (um deles respetivo suporte áudio de divulgação da História do Rock, e um romance), um projeto de voluntariado, uma proposta de nova sinalética para a EPATV, entre outros projetos, foram apreciados pelo júri que, em vários momentos, aclamou e aplaudiu os trabalhos.

O júri integrava João Campos (designer Gráfico da Câmara Municipal de Terras de Bouro), Beatriz Santos (da Comissão de Proteção de Crianças de Jovens de Vila Verde), Fátima Pimenta (Diretora do Curso), Ricardo Cabral (Professor da Área Técnica), Ana Luís Nogueira (Professora da Área Técnica) Sandra Guedes (Diretora de Turma) e José Carlos Barros (Professor Corretor).

MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

Realizaram-se hoje, dia 9 de julho, as Provas de Aptidão Profissional (PAP) de 19 alunos do Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel mas uma imensa maioria deles está já no mercado de trabalho enquanto outros vão prosseguir estudos.

Esta foi a principal conclusão face às perguntas finais do Diretor do Curso, Adelino Costa, após a apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos pelos estudantes, perante um júri que integrava os professores António Alves (de Práticas Oficinais), Nuno Silva (Diretor de Turma), Magda Gomes (Professora Corretora) e Fernando Sá (representante do Sindicato SITINORTE).

Durante uma manhã, os alunos apresentaram os trabalhos práticos da sua Prova de Aptidão Profissional que incluíram reparações do turbo de um morto e substituição de embraiagem, substituição de um motor num Audi A3, reparação de uma suspensão hidráulica, revisão e deteção de avarias num BMW e substituição de um motor num Audi.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação