Destaque Vila Verde

Moradores “boicotam” captura de cães de rua em Vila Verde

Fernando André Silva

Alguns moradores da rua Dr. Domingos da Silva Pereira, junto à Escola Secundária de Vila Verde, têm boicotado a captura de uma matilha de cães vadios que habitualmente vagueiam naquela zona.

As queixas partem da Associação Para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde (ADAAVV) que, em conjunto com o departamento veterinário da Câmara de Vila Verde, colocaram armadilhas para capturar os cães pertencentes à matilha, e que há anos habitam junto aos prédios daquela zona.

Segundo os voluntários da ADAAVV, este é um “problema que tem de ser resolvido, mas os moradores “não concordam com a captura”, nem tão pouco “se responsabilizam pelos animais”, apontando que as “diligências [de captura] são inviabilizadas por alguns moradores da zona”.

Em alerta, os voluntários pedem aos moradores que “não inviabilizem este trabalho e que, se possível, ajudem a capturar” e asseguram que “os animais recolhidos serão levados para o abrigo, as fêmeas serão esterilizadas e todos estarão para adoção responsável”.

No entanto, os voluntários admitem que o receio da população é fundado, indicando que o abrigo “está sobrelotado”. Segundo os mesmos voluntários, este é um problema “grave” e a associação está a “fazer um esforço para o resolver”.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista