Braga Destaque

Câmara de Braga vai construir 200 lugares de estacionamento no Monte Picoto

Redação
Escrito por Redação

A feira semanal de Braga vai ficar instalada no Sopé do Monte Picoto, onde a autarquia vai investir 400 mil euros para “criar melhores condições” para aquele mercado e para eventos culturais e sociais. O resto dos dias da semana servirá como parque de estacionamento para apoiar eventos no 1.º de Maio e no novo Forum Braga.

Em comunicado, a Câmara de Braga afasta definitivamente a hipótese de a feira voltar a ser realizada no espaço do antigo Parque de Exposições de Braga (PEB), agora Forum Braga, afirmando que “iria inviabilizar a concessão do parque de estacionamento previsto no âmbito do projeto de requalificação do antigo PEB, além de colocar muitas restrições de funcionamento do equipamento, limitando, de forma direta, a sua atividade anual”.

A autarquia refere que a mudança de local da feira semanal tem a “concordância da Associação de Feirantes do Distrito do Porto, Douro e Minho”, uma vez que as condições criadas com a requalificação do local “vão de encontro das pretensões dos feirantes”.

O concurso público para a requalificação do Sopé do Monte picoto vai ser lançado “ainda neste mês de julho” e terá um período de execução de 60 dias.

A intervenção prevê “a criação de melhores condições de acesso, bem como casas de banho, e irá arrancar em meados do mês de setembro”, informa a autarquia, que garante que “a intervenção não implicará a interrupção da realização da feira semanal, sendo que os feirantes serão realocados temporariamente noutras zonas do espaço”.

No texto, a Câmara de Braga refere que as melhorias no Sopé do Monte Picoto também serão importantes para criar um parque de estacionamento público com cerca de 200 lugares e que servirá de apoio aos eventos desportivos do Estádio 1.º de Maio e aos grandes eventos do Forum Braga.

“O município pretende dar condições plenas de utilização daquele espaço, sejam para a realização da Feira Semanal, seja para uma área adicional de serviço e apoio aos eventos que se realizem no Fórum Braga e nos espaços envolventes, nomeadamente através do Parque de estacionamento que ali irá nascer”, refere no texto o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O autarca garante que as taxas municipais para os feirantes, “que beneficiaram já de uma redução de 20%, face aos valores iniciais”, vão ser mantidas e que será dada a oportunidade aos feirantes que suspenderam a sua presença na Feira durante o período de obras no Forum Braga de regressarem à feira semanal de Braga.

Com esta intervenção, a autarquia espera dar “uma nova vida” ao Sopé do Monte Picoto, transformando todo o espaço não apenas para a realização da feira semanal, mas também para apoiar as Festas de S. João de Braga, acolher de eventos de caráter cultural e de lazer, bem como a criação de um parque de estacionamento automóvel de apoio ao Forum Braga.

“Será criada uma plataforma pavimentada, com acesso automóvel pela estrada nacional 101 – em frente ao acesso ao Estádio 1º de Maio -, com duas saídas de emergência para viaturas ligeiras e de mercadorias, destinando-se uma delas também a zona de cargas e descargas para realização de eventos”, lê-se.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação