Braga Destaque

Exército. RC6 de Braga é quem mais jovens recebe no Dia da Defesa Nacional

Regimento de Cavalaria n.º6 (Braga - 2018) / FAS / Semanário V
Fernando André Silva

As instalações sediadas na cidade de Braga do Regimento de Cavalaria n.º6 (RC6) são o “maior centro de divulgação a nível nacional” das atividades do Dia da Defesa Nacional (DDN), revelou ontem o comandante do RC6, José D. A. Graça Talambas, durante as comemorações do 309.º aniversário daquele contigente de cavalaria do Exército Português, cuja origem remonta a Chaves, em 1709.

Segundo José Graça Talambas, só até este mês de julho, já passaram pelas instalações cerca de 11.000 jovens, havendo a previsão de ainda mais 2.000 participantes durante os meses de outubro e novembro.

O número esperado no final deste ano é de cerca de 13.000 jovens a cumprirem o Dia da Defesa Nacional na cidade de Braga, o que faz do RC6 o centro DDN com mais dias de funcionamento para este efeito, e também o que mais jovens convoca.

O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas e decorre nos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, sediados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidos um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.

Ao longo da sua já longa existência, o RC6 tomou parte em muitas das ações militares que marcaram a história de Portugal, nomeadamente:

– Em território nacional no âmbito das lutas contra as invasões francesas e em
Espanha e França no âmbito das Guerras Peninsulares;

– Nas Guerras Liberais, que dividiram Portugal;

– Na Primeira Guerra Carlista em Espanha, sendo a participação do Regimento mais notável a Batalha de Armiñon, no dia 21 de julho de 1837, onde através de uma brilhante carga de Cavalaria conduzida pelo seu ilustre comandante, Coronel Costa Pessoa, as Forças do Regimento puseram em debandada o inimigo e salvaram a Divisão Auxiliar a Espanha. É em honra a esse feito que se celebra o Dia do Regimento de Cavalaria 6;

– Em Angola, durante a I Guerra Mundial;

– Na India Portuguesa, em 1958;

– Em Angola, Guiné e Moçambique, nas Campanhas de 1961 a 74;

– e, mais recentemente, nos Balcãs, na Bósnia e no Kosovo, em Timor, no Afeganistão, no Iraque e na Lituânia, tomando parte das operações de apoio à construção da paz e segurança internacional, que têm sido levadas a cabo nos últimos 20 anos.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista