Braga Destaque

Tecnologia. Braga pioneira na adoção da aplicação “My City”

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O Município de Braga, em parceria com a Extra Direccional, lançou a aplicação My City Braga, que disponibiliza rotas turísticas da cidade, horários e tempos de chegada de transportes públicos, agenda da Câmara Municipal e mensagens da proteção civil, como acidentes ou incêndios.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o administrador da Extra Direccional, Jorge Santos, e o CEO da Bliss Aplications, André Gil, responsável pela parte técnica da aplicação.

A app está disponível gratuitamente para Android e iOS, através das lojas online da App Store e Play Store e permite, entre outras coisas, aceder a roteiros pela cidade, com vários pontos de interesse, planear a viagem de autocarro, conforme a hora escolhida, com a informação de todos os pontos onde passa determinado transporte e a distância do utilizador de cada ponto, e disponibiliza uma agenda dos eventos que estão programados em Braga, que podem ser consultados por data ou categoria.

Oferece, ainda, conteúdos em várias línguas e permite filtrar a informação conforme as necessidades e os interesses de cada utilizador. Além disso, não está dependente de rede Wi-Fi, utiliza tecnologia Bluetooth.

A partir do smartphone ou tablet, é possível ter acesso, por exemplo, aos horários das farmácias, as que estão abertas e as mais próximas do utilizador, informações que são colocadas ao dispor de todos os cidadãos. Esta plataforma tecnológica disponibiliza um conjunto muito alargado de serviços, “é um projeto inovador, a pensar no presente, mas com os olhos no futuro”, afirmou o CEO da Bliss.

A My City é uma plataforma tecnológica congregadora de todos os serviços. A informação está organizada por categorias, tais como Alimentação, Atrações Populares, Compras, Arte e Cultura, Transportes, Farmácias, entre outros, de modo a facilitar a pesquisa dos utilizadores. Os residentes recebem informação dos eventos, proteção civil ou farmácias de serviço. Para os visitantes, a informação disponível são os roteiros, “a parte que interessa para quem visita a cidade”. Vai ser colocada sinalização e informação sobre a app nos locais de entrada da cidade, de forma a promover a aplicação junto dos turistas, para chegar ao máximo de pessoas possível.

“Queremos ter estas soluções, não apenas para qualificar tecnologicamente a cidade, mas para servir as necessidades concretas da população, quer da população residente, quer da generalidade dos turistas”, referiu o Presidente da Câmara, Ricardo Rio, assegurando que a aplicação “pode interagir com os seus utilizadores, criando notificações push de maneira a fazer chegar a informação que eles próprios identificaram como prioritário, seja de questões de proteção civil – um acidente -, seja da ocorrência de diversos eventos”.

O investimento da app está na ordem dos 250 mil euros, contudo ainda não está acabada. A fase dois da app vai arrancar entre dezembro e janeiro, com a implementação da ferramenta dos parquímetros, que permite fazer o pagamento através da app. A Extra Direcional escolheu Braga como a cidade piloto para o desenvolvimento deste projeto. Por ser a primeira cidade, a aplicação ficou a custo zero para o município. O próximo local a receber a aplicação é Albufeira.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista