Braga Destaque

Braga. Cápsula “contra incêndios” dos alunos do CLIB é exemplo europeu

Um grupo de cinco alunos bracarenses do Colégio Luso-Internacional de Braga que compõe a empresa ” Extinctus Enterprise” foram os vencedores da JA European Awards na categoria de Empresa do Ano (IT), com uma cápsula subterrânea destinada à prevenção de incêndios.

Essa cápsula tem um rádio e um sensor de temperatura alimentados por uma bateria de lítio. De seis em seis horas, emite um sinal de vida aos bombeiros. Quando o sensor detetar uma subida anormal da temperatura, a informação será enviada aos bombeiros, de forma automática.

Os cinco alunos do CLIB acreditam que com esta cápsula promovem de forma inequívoca sinergias que visam a eficácia das forças de combate aos incêndios e a sustentabilidade ambiental.

Na entrega do prémio, a organização salientou que esta ideia de negócio tem um impacto importante ao nível social para além de reunir todas as condições para resultar em qualquer parte do globo.  “Esta é a terceira vez que patrocinamos o prémio e todos os anos nos surpreendem. Os vencedores demonstraram uma contribuição específica para resolver problemas que afetam o mundo real com recurso à tecnologia”.

Os alunos representaram as cores portuguesas neste concurso dedicado à inovação e ao empreendedorismo, que contou com mais de 200 participantes de 38 países diferentes, já depois de terem vencido a final nacional, em maio, contra outras 25 equipas de todo o país.

Este concurso existe desde 1919 e tem ensinado estudantes a aproveitar uma ideia de negócio para a transpor para a realidade. Os alunos criam a própria empresa, elegem um conselho de diretores entre eles, angariam capital e financiam e comercializam um produto da sua escolha.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista