Braga Desporto Destaque

Ballet. Carolina Costa a caminho de São Petesburgo

Redação
Escrito por Redação

Carolina Costa, aluna do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez, está novamente de partida para aquele que é considerado por muitos como um dos melhores Cursos de Verão do Mundo. É já no próximo domingo, dia 30 de julho que a reconhecida bailarina bracarense irá integrar durante 3 semanas o Ballet Heritage Summer Academy em São Petersburgo.

Este curso de verão realiza-se desde 2015 e consiste num programa de treino intensivo para estudantes de ballet a partir dos 12 anos, sendo que Carolina Costa será a estudante mais nova a frequentar esta prestigiada academia. Bailarinos profissionais e professores que todos os estudantes sonharam conhecer um dia, vão estar agora a dar-lhes as boas vindas ao Ballet Heritage. Os estudantes não só vão ter a oportunidade de os conhecer, mas também de aprender com estes artistas de renome mundial, cada um deles com enorme vontade de passar o seu conhecimento e competências a uma nova geração de bailarinos.

Entre estes conceituados bailarinos e professores encontram-se por exemplo Irina Kolpakova e Vladilen Semenov, ambos bailarinos principais do Mariinsky Kirov Ballet. A par de outros professores do Curso, foram alunos de Agrippina Vaganova, a criadora do método de ensino Vaganova, que produziu alguns dos melhores bailarinos e bailarinas de que há memória e que ainda hoje continuam a dançar nos maiores palcos mundiais.

Além do programa de treino intensivo, que incluí “master classes” com bailarinas convidadas e professores da Academia de Ballet Vaganova, o Ballet Heritage oferece também aos participantes um programa cultural, com a visita a alguns dos principais monumentos de São Petersburgo e a introdução à aprendizagem do idioma Russo.

O curso termina no dia 18 de Agosto com um grande espetáculo em palco, num dos principais teatros da cidade, onde os estudantes irão também receber os certificados de participação neste curso tão especial.

“É para mim uma grande alegria e satisfação ter sido convidada a integrar este curso de verão tão especial e único. Poder conhecer e aprender com os melhores bailarinos profissionais e professores do método Vaganova vai ser um sonho tornado realizade! Quem me conhece sabe que a Escola Russa é a minha preferida e com a qual me identifico mais. O facto de poder conjugar um programa intensivo de treinos e aulas com uma vertente cultural é também uma mais valia deste curso. A frequência do Ballet Heritage Summer Academy será sem dúvida um marco muito importante no meu percurso como estudante. – refere a bailarina bracarense que se encontra neste momento a frequentar o Intensive Ballet Programme – Summer 2018 do Conservatório Annarella Sanchez e que junta mais de 300 bailarinos de 14 países, bem como alguns dos professores mais conceituados do mundo, onde se destaca a Maestra Ramona de Saá – Diretora da Escola Nacional de Ballet de Cuba.

Recorde-se que esta bailarina bracarense, de apenas 11 anos, mudou-se recentemente da Ent’artes – Escola de Dança de Braga para o Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez e recebeu no inicio do mês de Junho um voto de louvor da Assembleia da República pela sua, ainda curta mas já batante premiada carreira como bailarina.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação