Destaque Região

Tecnologia de spin-off da UMinho suporta legislação da União Europeia

Redação
Escrito por Redação

O arquivo da legislação da União Europeia passou a ser suportado por um software criado pela Keep Solutions, spin-off da Universidade do Minho, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Este repositório digital integra mais de 75 milhões de ficheiros, incluindo tratados, regulamentos e acórdãos disponíveis nas 23 línguas oficiais da UE.

O software usado para o armazenamento e a preservação dos diversos documentos chama-se “Roda”. “É um repositório capaz de incorporar, preservar e dar acesso a todo o tipo de material produzido por grandes organizações públicas ou privadas. Segue normas internacionais para sistemas de preservação digital, permitindo que a informação permaneça autêntica e acessível ao longo do tempo”, explica Luís Faria, diretor para a inovação da Keep Solutions.

Este software português foi selecionado entre várias propostas pelo Serviço de Publicações da União Europeia, que assegura a edição das publicações das instituições europeias. Sediado no Luxemburgo, é também responsável pela produção e difusão de documentos jurídicos e pela gestão das plataformas europeias que disponibilizam a cidadãos, empresas e governos informações e dados oficiais da UE, tais como o Portal de Dados Abertos da União Europeia e o EUR-LEX – Acesso ao Direito da União Europeia, que dá acesso gratuito ao Jornal Oficial da UE, entre outros.

Numa apresentação conjunta realizada em Brighton, no Reino Unido, Luís Faria juntou-se a Fulgencio Sanmartín, do Serviço de Publicações da União Europeia, para dar a conhecer as principais funcionalidades e vantagens da utilização do software “Roda”.

10 anos a preservar a história

Dedicada ao desenvolvimento de soluções avançadas para a área da gestão de informação e da preservação digital, a Keep Solutions assinalou recentemente o seu décimo aniversário. Tem vindo a trabalhar com instituições como a Presidência da República, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Exército e a Marinha, vários ministérios e universidades, dezenas de municípios e outras entidades. Participou também em projetos como o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, que alberga mais de 1,5 milhões de documentos de instituições de ensino, o Portal Português de Arquivos com quase 4 milhões de registos de arquivos nacionais, bem como os projetos europeus SCAPE, 4C e E-ARK, que incluem parceiros como as Bibliotecas Nacionais da Holanda, Áustria e Dinamarca, a British Library e a Microsoft Research. A Keep Solutions está sediada em Braga e foi criada por ex-alunos e professores de Informática e Ciências de Computação da UMinho.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação