Destaque Vila Verde

Soutelo. Arraial Melão Casca de Carvalho de 10 a 12 de agosto

Redação
Escrito por Redação

Agosto é o mês da folia, todos nós sabemos. E a freguesia de Soutelo sabe tão bem disso que volta a organizar o pitoresco Arraial do Melão Casca de Carvalho, entre os dias 10 e 12 de Agosto, na zona do Ténis. Já com muitos emigrantes pela terra natal e com uma intensa presença da população local, a Junta de Freguesia prepara, com o apoio de muitos voluntários, um fim de semana de alegria e convívio, em que a qualidade da gastronomia regional e a música popular imperam.

A freguesia está em festa e, claro, isso implica comes e bebes. Ou não estivéssemos em pleno coração do Minho. Repete-se a dose e este ano estará lá porco a rolar e a sardinha a sair. Para que ninguém fique entalado, há vinho e dizem que é “boa pinga”. Como não podia deixar de ser, a festa faz-se também com Melão Casca de Carvalho em cima da mesa e com centenas de pessoas à volta. Este fruto, que dá nome ao arraial, é cultivado e colhido nos terrenos férteis da freguesia e destaca-se por ter um sabor levemente apimentado. Uma famosa iguaria que anualmente atrai inúmeros visitantes a Soutelo e ao concelho de Vila Verde.

Um cartaz repleto de música popular e uma viagem pela natureza

Soutelo terá, então, três dias de boa disposição e de grande movimento. Tudo começa na sexta-feira, dia 10 de agosto. O grupo Sétima Vaga promete animar a malta com diversos estilos musicais, que agradem desde dos mais pequenos aos mais graúdos. No dia seguinte, é a Maria Celeste quem ocupa palco. Natural da Ponte da Barca, a cantora de desgarrada está bem acostumada a dar voz em festas populares e cantará quadras cheias de bom humor. Será, aqui, uma boa oportunidade de conhecer o novo disco “Cantares ao Desafio”.

Contudo, a noite não fica por aí e, logo a seguir, há after hours com o Dj Regy F. Com início à 00h30 e sem horas para acabar, o jovem artista prepara o set para animar a juventude. A ideia da organização é, assim, também possibilitar uma noite que atraia os mais novos e fomente a participação no arraial.

Um domingo recheado de atividade

Domingo é o último dia mas nem por isso as pernas têm descanso. A freguesia insere-se num meio de grande beleza natural e a organização sabe-o bem, brindando os participantes com dois passeios matinais: o Passeio de Motorizadas Moto-Melão e o Passeio a Cavalo pela freguesia. Conhecer e desfrutar do deslumbrante espaço natural, respirar o ar puro e criar laços de amizade são os grandes objetivos.

Já na parte de tarde, a animação musical fica a cargo do encontro de folclore. Estão convidados para atuar dois ranchos da região: o Rancho Folclórico de Cabanelas e o Rancho Folclórico de Lago. Promete-se uma tarde repleta de boa disposição e de convívio. O cantor Ângelo Veloso, de nome artístico “Anjinho, dará continuidade às festividades do cartaz e sobe ao palco pelas 22h, acompanhada pela rainha das desgarradas, Diana Monteiro. O Arraial do Melão Casca de Carvalho acontece de 10 a 12 de agosto e está inserido na extensa programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação