Destaque Vila Verde

Vila Verde. Meninos do infantário da Santa Casa passearam no Bom Jesus

Redação
Escrito por Redação

O infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde proporcionou mais um momento para recordar aos seus meninos. Cerca de 50 crianças puderam experimentar a sensação da viagem do elevador do Bom Jesus de Braga.

O ascensor foi construído com o objetivo de substituir a Companhia de Carris de Ferro Americano (veículos sobre carris puxados por cavalos), que originalmente se estendia até ao santuário e que obrigava a uma tração animal reforçada na íngreme subida, em dias de maior afluência.

Os trabalhos foram iniciados em março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard que, no local, superintendeu os trabalhos.

O dia 25 de março de 1882 fica também nos anais do Bom Jesus, pois está associado à inauguração do elevador, um exemplar classificado como Imóvel de Interesse Público e que funciona como ícone da engenharia portuguesa do século XIX.

Bem cedo as crianças começaram o seu passeio pelos jardins do Monte do Bom Jesus, passaram pelo Lago do Bom Jesus onde apreciaram os peixes, a natureza e toda a beleza sem igual dum local classificado como património.

A viagem no elevador foi o ponto alto. Eufóricos usufruíram desta inesquecível viagem, num elevador secular, histórico, que levou as crianças ao êxtase.

“Momentos felizes para as nossas crianças. Sabemos que estas iniciativas são muito importantes para a felicidade dos nossos meninos. Só com uma equipa dedicada são possíveis estes momentos de animação e diversão para as nossas crianças”, refere o provedor Bento Morais em comunicado.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde anima o verão das suas crianças com muitas iniciativas. Desde o “oásis” de piscinas do infantário às visitas às praias fluviais com o campo de férias, são inúmeras iniciativas para o bem- estar das suas crianças.

No final do passeio era visível o contentamento de todas as crianças depois de uma experiência inesquecível, pois para a maioria das crianças era a primeira vez que experimentavam o elevador do Bom Jesus de Braga.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação