Destaque Vila Verde

Entrevista. Testemunhas de Jeová de Vila Verde sempre positivos no porta-a-porta

Hélder Silva
Fernando André Silva

Hélder Silva é um dos ‘anciões’ da congregação de Vila Verde das Testemunhas de Jeová. Depois de participarem no mega-congresso mundial das TdJ, Hélder Silva explica ao Semanário V o que move estes fiéis que não dispensam o ‘porta-a-porta’ para dar a conhecer o estudo da bíblia às pessoas

A congregação das Testemunhas de Jeová em Vila Verde tem quantos elementos e que tipo de atividades desenvolve?

No total existem perto de 100 Testemunhas de Jeová no concelho de Vila Verde que se dedicam ao estudo da Bíblia, que consideramos a Palavra de Deus. Além de participarmos em prestar ajuda humanitária em caso de tragédias e catástrofes naturais, estamos também interessados em ajudar a comunidade em que estamos inseridos, por isso fazemos visitas regulares às famílias transmitindo princípios bíblicos que ajudam a lidar com os desafios e problemas actuais. Um exemplo é a Despertai nº 2 de 2018 com o tema “12 Segredos para uma família ser feliz”, e que contém informações importantes para os casais, para os pais e para os filhos, numa sociedade em que as famílias estão cada vez mais desestruturadas.

Viver numa região predominantemente católica ajuda ou complica?

As Testemunhas de Jeová estão presentes em todo o mundo, por isso estamos habituados a nos adaptar a diferentes circunstâncias, crenças, tradições e culturas, bem como à ausência delas. De acordo com a informação mais recente mencionada no nosso site oficial, JW.ORG, houve um crescimento de 1,4% a nível mundial, havendo agora mais de 8 milhões e 400 mil Testemunhas de Jeová que pregam em 240 países e territórios.

O ‘porta-a-porta’ é imagem de marca das Testemunhas de Jeová? Porquê esse método?

Esta é uma ordem bíblica, conforme indicado em Mateus 28:19. Foi Jesus Cristo quem estabeleceu este modelo. Quando enviou os seus primeiros discípulos, Jesus orientou-os a ir às casas das pessoas. (Mateus 10:7,11-13) Depois da morte de Jesus, os apóstolos seguiram esse mesmo modelo (Atos 5:42). Nós seguimos o exemplo desses cristãos e percebemos que a pregação de casa em casa é uma boa maneira de contactar as pessoas. O objectivo é ajudar as pessoas a encontrar, na Bíblia, as respostas às perguntas para as quais pensam não haver resposta, bem como transmitir uma mensagem de consolo e esperança para o futuro. No entanto, nós não forçamos ninguém a aceitar a nossa mensagem. Acreditamos que cada pessoa tem de decidir por si mesma no que diz respeito a religião. Globalmente as pessoas são educadas, respeitadoras e receptivas à mensagem da Bíblia.

Nunca foram recebidos com violência ou discriminação?

As Testemunhas de Jeová são pessoas pacíficas e acatam a lei. Nós esforçamo-nos para ser cidadãos exemplares e bons vizinhos na nossa comunidade. Embora algumas pessoas não entendam aquilo em que acreditamos, imitamos Jesus por tentar levar-lhes a nossa mensagem positiva, e felizmente não tivemos, até à data, qualquer problema. Não sentimos qualquer discriminação pois somos neutros em todos os sentidos. Assim colaboramos com todos e estamos bem inseridos na sociedade atual. Sentimos liberdade para poder adorar o criador Jeová e isso é o mais importante. Quanto aos apoios o nosso trabalho é voluntário, por isso fazemos tudo com uma atitude positiva e altruísta.

O que traz do mega-congresso de Valongo realizado na passada semana?

Os congressos anuais são eventos muito importantes para as Testemunhas de Jeová em todo o mundo. Seguem um precedente bíblico. Para nós são ocasiões alegres onde aprofundamos o estudo da Bíblia. Este ano o congresso teve o tema “Seja Corajoso” e destacou a importância de sermos corajosos, especialmente em tempos difíceis como os que vivemos.

Há algo que queira dizer aos leitores?

Quando vemos as notícias nos jornais, notamos que pessoas de todas as idades nunca tiveram que lidar com tanta ansiedade e medo como nos dias de hoje. É preciso ter muita coragem para lidar com essas pressões. Convidamos todos a estar presentes nos congressos para se beneficiarem dos conselhos práticos encontrados na Bíblia. Para mais informações podem consultar o nosso site em www.jw.org/jw-tpo/testemunhas-de-jeova/congressos/

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista