Vila Verde

Vila Verde. Freiriz recebeu emigrantes em convívio de verão

Redação
Escrito por Redação

Em pleno Verão, Freiriz gosta sempre de animar a malta com muita música e boa gastronomia pelo meio. Este ano, a Junta de Freguesia voltou a organizar um convívio de verão que tornou o passado fim de semana, 03 e 04 de agosto, um verdadeiro motor de entusiasmo e confraternização entre a comunidade local e visitantes. ‘Freiriz 2018: Animação Tradicional e Gastronomia’, a iniciativa foi recebida com muito carinho não só da população residente todo ano, mas também por muitos emigrantes que podem matar saudades de um convívio à boa moda do Minho.

Para o presidente da Junta, Narciso Gama, foram duas noites repletas de alegria e diversão que muito agradaram à organização: “Correu muito bem! As expectativas foram superadas e é notável como, de ano para ano, se vê um crescimento significativo no que diz respeito à afluência…penso que este ano foi o ano em que conseguimos maior afluência popular e isso é muito gratificante!”. Confessa, ainda, que não é só trazer muita gente que importa, o melhor é “ver as pessoas felizes, a dançar, a cantar…”. “Sim, a festa dá trabalho, tem que haver uma gestão prévia para tudo correr bem, mas não há dúvidas que é um esforço que vale muito a pena”, referiu o autarca, acrescentando que “o ambiente de grande convívio, amizade e boa disposição aquece-nos o coração”.

As atividades recreativas começaram na sexta-feira com um reportório musical dos anos 70, 80 e 90. Uma forma de transportar o público para o passado e, assim, recordar vários temas de sucesso da sua juventude. Mais tarde, foi a vez de um jovem da freguesia subir ao palco com a guitarra ao peito para mostrar o verdadeiro talento de um one man show e animar a festa. No dia seguinte, estava programada uma tarde cheia de brincadeira com algum revivalismo à mistura, durante os jogos tradicionais organizados pelo grupo de jovens da terra. No entanto, a afluência acabou por ficar aquém das expectativas devido ao calor extremo (temperaturas acima dos 40 graus centígrados) que se fez sentir durante a tarde.

Na parte da noite, o palco foi entregue à Escola de Concertinas de Freiriz. Um grupo de pessoas com as mais diversas idades que apresentaram uma atuação dinâmica com vasto leque de músicas tradicionais. O encerramento do convívio ficou nas mãos do DJ Tito. Foi também dia de insufláveis, que despertaram grande interesse euforia nas crianças. Esta é a 5ª edição do grande convívio de verão da freguesia de Freiriz, organizado pela Junta de Freguesia, com apoio das coletividades locais. A iniciativa insere-se na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que se desdobra em quase quatro dezenas de iniciativas de promoção da tradição e da cultura popular do Minho.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação