Destaque Vila Verde

Geofísica. Novo sismo de magnitude 3.1 volta a acordar Vila Verde

Os abalos sísmicos registados durante os últimos dias conheceram esta manhã novo episódio, com um sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a ser registado pelas 7h34, com epicentro em Vila Verde. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), este sismo foi sentido e percebido pela população.

Este não foi o único sismo de hoje. Cerca de uma hora antes, dois pequenos sismos também registaram epicentro no concelho. Um, pelas 5h08, teve um registo de 0.7 enquanto outro, pelas 5h16, teve um registo de 1.1 na mesma escala.

Recorde-se que segundo a Divisão de Geofísica do IPMA, embora estejam a ser registadas sequências de atividade sísmica de baixa magnitude no concelho ao longo dos últimos dias, não há motivo para alarme.

Estes pequenos abalos significam que Vila Verde está inserido num local onde as placas tectónicas sofrem movimentação. Como explicou o geofísico, isso indica que vão existir sempre sismos nesta região.

O geofísico lembrou também que o IPMA encontra-se “atento” à atividade sísmica em Vila Verde e, caso haja motivo para alarme, a Autoridade Nacional da Proteção Civil será imediatamente informada.

Comentários

Acerca do autor

Paulo Moreira Mesquita

Paulo Moreira Mesquita

Diretor Semanário V