Região

Região. Gerês pode receber Rede ATM Express

Redação
Escrito por Redação

A SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços mostra-se receptiva a “analisar a viabilidade” de instalar terminais da Rede ATM Express em Terras de Bouro, procurando suprimir as lacunas existentes nesse território devido à pouca oferta de caixas multibanco, nomeadamente na Vila do Gerês e no Campo do Gerês.

Essa intenção foi transmitida pela administração da sociedade numa carta enviada à AEVH – Associação Empresarial do Vale do Homem, depois de este organismo ter remetido uma missiva em que dava conta da sua apreensão face ao reduzido número de equipamentos da Rede Multibanco em alguns pontos estratégicos da região.

No documento, a AEVH lembrava que aquela zona tem “forte dinâmica nas áreas da hoteleira, restauração, comércio e oferta turística diversa, conta com milhares de camas para alojamento e recebe anualmente mais de três milhões de turistas nacionais e estrangeiros, face à diversidade da oferta, da qualidade dos espaços e do imenso potencial natural”.

Mostrava-se, por isso, “preocupada” tendo em conta “a reduzida, mesmo nula em algumas áreas, rede ATM (Multibanco) em alguns pontos estratégicos de visitação, facto que afecta muito os operadores turísticos, em primeira instância, e os próprios visitantes”.

REDE “ATM-EXPRESS”

Na resposta, a SIBS lembra que as caixas multibanco são propriedade dos próprios bancos, mas realça que lançou, no final de 2016, a Rede ATM Express, “vocacionada para o cliente estrangeiro (turistas e residentes), na sequência do desenvolvimento do turismo em Portugal”.

Esta rede “serve os utilizadores estrangeiros, turistas ou residententes, de forma rápida, conveniente e segura”, disponibilizando “a operação mais procurada pelos estrangeiros em ATM, isto é, levantamentos”.

Acrescenta que, “apesar de estar vocacionada para o cliente estrangeiro, a Rede ATM Express também pode ser usada por portugueses, com a mesma fiabilidade e confiança que actualmente depositam na Rede Multibanco”.

“A utilização da Rede pelos portugueses obedece às mesmas condições que hoje têm quando usam os seus cartões bancários na Rede Multibanco. Os portugueses têm ao seu dispor na Rede ATM Express as operações de levantamento, consultas de saldo e de movimentos, pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e carregamento de telemóveis”, explica.

Nos próximos dias, a administração da SIBS deverá reunir com a Associação Empresarial do Vale do Homem e com a Câmara Municipal de Terras de Bouro para dar sequência a este processo.

Em Terras de Bouro, existem actualmente sete equipamentos da Rede Multibanco para servir os cerca de sete mil habitantes, mas há zonas, como a Vila do Gerês e o Campo do Gerês, onde existe muita procura turística mas sem a oferta adequada em termos de ATM.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação