Braga Destaque

Mobilidade. Aluguer de carros a um euro já chegou a Braga

Fundadores da DriiveMe
Fernando André Silva

Por apenas um euro já pode fazer uma viagem entre Braga e outro destino, sem custos adicionais, ficando apenas responsável pelo combustível e taxas de autoestrada, caso se aplique.

A novidade está adjacente à plataforma francesa de aluguer DriiveMe que iniciou atividade no nosso país em fevereiro deste ano, nas cidades de Porto, Lisboa e Faro, resultando num verdadeiro sucesso.

A plataforma anunciou agora novas linhas e, embora ainda não haja registos de partida da cidade de Braga [de momento, apenas do aeroporto da Maia], já é possível a inscrição de automóveis a partir da urbe bracarense.

O sistema é simples. Se está em Braga e pretende ir, por exemplo, a Madrid, pode alugar o carro por apenas um euro. E pode ocupar o número de lugares vagos com amigos para dividir o combustível. Porquê esse preço? Porque está a fazer um favor a uma empresa de aluguer de automóveis.

Sim, esse carro que o leva até Madrid será depois requisitado pela empresa que o colocou à disposição na plataforma para que alguém lhe levasse o carro até lá de forma gratuita.

É uma situação de “win/win” e, segundo os responsáveis da plataforma online, desde fevereiro, já são 500 carros a circular entre os dois países ibéricos, de forma mensal. Em França, a plataforma já movimenta 4.500 automóveis, sobretudo para viagens entre cidades francesas.

A DriiveMe põe em contacto empresas de aluguer de automóveis, concessionários ou particulares que necessitem de deslocar um veículo de um ponto para outro e, através do seu site e da sua ‘app’, oferece essa deslocação a pessoas que desejem efetuar esse trajeto.

“É uma alternativa logística a camiões e reboques e percorremos o trajeto de uma forma mais económica, tanto para a empresa como para a pessoa, que o aluga por apenas um euro”, explica David Diaz, um dos responsáveis pela plataforma.

“Por exemplo, a AVIS confiou-nos (…) uma frota de 120 veículos para transferir desde Barcelona, e conseguimos deslocá-los e poupar à empresa 75% do valor que costumavam pagar”.

Entre os clientes da DriiveMe há empresas de aluguer de automóveis como a AVIS, a Europcar e a Hertz, além de fabricantes de automóveis franceses, entre outros.

Para além de Braga, a DriiveMe quer implementar pontos de partida/chegada em Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu e Aveiro.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista