Braga Desporto Destaque

São de Braga, são promessas olímpicas e ficam por cá pelo menos até 2021

Redação
Escrito por Redação

O SC Braga e as atletas Mariana Machado e Tamila Holub assinaram contratos válidos até 2021, ano do centenário do clube. A campeã nacional dos 1500 metros e a nadadora olímpica passam também a integrar o Gabinete do Atleta de Elite, criado pelo SC Braga para a otimização desportiva dos atletas de topo da estrutura das modalidades.

O Gabinete do Atleta de Elite, ao qual se juntarão brevemente outros campeões ao serviço do clube, será a antecâmara do projeto olímpico, garantindo um acompanhamento dedicado no treino, mas fornecendo também um plano complementar que abarca a vertente física e mental e coloca os melhores especialistas nas diversas áreas à disposição dos melhores atletas do clube, desde a área da performance desportiva, passando pela vertente médica e pelos aspetos da nutrição e da suplementação.

Mariana Machado (17 anos) e Tamila Holub (19), que têm também aliado à carreira desportiva a carreira académica, são dois exemplos de altíssimo rendimento, mas também de ligação ao clube, conforme destacou António Salvador no momento da assinatura do contrato: “Nós somos uma potência formadora e não só no futebol. Assinar este contrato com a Mariana e a Tamila enche-me de orgulho porque não são atletas que nós fomos buscar aqui ou ali. Não, são atletas da casa, são Gverreiras de Ouro, são do SC Braga. E se o SC Braga é um clube de topo, não deixará sair os seus atletas de topo.”

Mariana Machado, filha da campeoníssima Albertina Machado, tem feito um percurso extraordinário no atletismo e vê este passo como mais um objetivo alcançado: “É muito especial ficar no clube de que realmente gosto. O SC Braga é o clube em que eu iniciei a prática do atletismo e continuar a representar o clube da minha formação é sem dúvida muito especial e gratificante. Este contrato significa que o SC Braga me está a dar o devido valor e isso ainda me dá mais motivação para continuar a trabalhar e alcançar resultados ainda melhores”

Um sentimento de que Tamila Holub partilha. “Significa que realmente o SC Braga está a dar mais atenção às suas modalidades. Está a valorizar o trabalho que temos feito e a reconhecer que há muita margem para evolução. Já ando a falar com o SC Braga há cerca de três anos para existir a possibilidade de ter um contrato e é muito bom que tenham acreditado no meu valor. Tanto eu como o SC Braga queremos ter bons resultados e boas classificações. Tenho a certeza que este contrato vai ajudar muito a que isso aconteça”, reagiu a nadadora, no clube desde os seus 9 anos.

O Presidente do SC Braga creditou todo o mérito desta aposta às atletas. “A Mariana e a Tamila precisam e merecem que o clube acompanhe a evolução que têm tido e consiga dar-lhe as condições de que elas necessitam para se tornarem não só as melhores de Portugal, porque isso já são, mas para que sejam cada vez melhores na Europa e no Mundo”, reconheceu, indicando que este é o primeiro passo de uma aposta muito firme nas modalidades: “Criamos este estatuto de Atleta de Elite para darmos aos nossos melhores atletas, aos atletas com potencial olímpico, condições de trabalho e de acompanhamento que lhes permitam elevar ainda mais o seu potencial. Outros atletas, para além da Mariana e da Tamila, estarão neste grupo de elite, porque felizmente o SC Braga tem consigo alguns dos melhores praticantes de Portugal e do mundo.”

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação