Destaque Vila Verde

Vila Verde. António Vilela admite rever mapa das freguesias

Redação
Escrito por Redação

António Vilela diz que ainda é cedo para falar sobre a nova proposta de lei do Ministério da Administração Interna para voltar a reformar o mapa das freguesias em vigor.

Em comunicado, o edil diz que o executivo PSD vai “aguardar serenamente a definição dos novos critérios de desagregação” e “afirma-se perentoriamente como um parceiro primordial nas reivindicações das respetivas populações”.

Vilela afirma “taxativamente” que “será respeitada a vontade” das juntas de freguesia e da sua população, mostrando-se, no entanto, defensor da reorganização ocorrida em 2012.

“A reorganização administrativa de 2012 permitiu criar escala e aumentar as competências delegadas nas novas freguesias” e “para suprimir alguns receios de que as antigas freguesias acabassem, o Município de Vila Verde e as novas Juntas de Freguesia, com a sua programação cultural fizeram questão de manter sempre a identidade das 58 freguesias.”, diz.

“Contudo, temos consciência e admitimos que poderão existir agregações da atual organização do território que, hoje, não refletem a vontade da maioria da população e/ou não corresponderam às expetavivas traçadas inicialmente. Pois, no que depender de nós, nesta temática será a população a ter a última palavra”, diz o edil.

O concelho de Vila Verde foi dos mais afetados em termos de redução do número de freguesias, passando de 58 para 33.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação