Braga Destaque

Saúde. Número de partos no Hospital de Braga aumentou em 2017

Fachada do Serviço de Urgências do Hospital de Braga / DR
Redação
Escrito por Redação

Foram registados 3.04 partos no Hospital de Braga durante o ano de 2017, o que coloca esta unidade de saúde em quinto lugar no que diz respeito ao número de partos a nível nacional.

Segundo dados avançados pelo jornal PÚBLICO, o número de partos tem vindo a diminuir lentamente um pouco por todo o país, com Coimbra a registar o maior número de partos e a região alentejana a registar menos.

As duas maternidades do Centro Hospitalar de Coimbra lideram a lista, com 4.821 nascimentos em 2017. Segue-se o Centro Hospitalar do Algarve, com 3.697 e a Maternidade Alfredo da Costa, com 3.673 nados. Segue o Centro Hospitalar do Porto, com 3.372 e em quinto está Braga, com 3.046

Segundo o mesmo jornal, todos os restantes hospitais fazem menos de três mil partos anuais, havendo alguns que a média é menor a 500 nascimentos por cada ano, com destaque na zona de Castelo Branco, Trás-os-Montes e Alentejo.

Entretanto, cerca de 15% do total dos partos são actualmente feitos em hospitais privados e é também crescente o número de crianças a nascer nas unidades geridas em parceria público-privada (PPP) no Serviço Nacional de Saúde não só Braga, como Loures, Cascais e Vila Franca de Xira.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação