Braga Destaque

Câmara de Braga está a reordenar tráfego e estacionamento na cidade

Redação
Escrito por Redação

O Município de Braga está a proceder ao reordenamento do tráfego e estacionamento automóvel na Rua do Raio, uma das principais artérias da Cidade que apresenta diversos problemas na circulação automóvel. Esta intervenção pretende garantir uma maior fluidez do trânsito nesta artéria, que é término e início de sete linhas de transportes colectivos, consolidando assim a via BUS que é constantemente condicionada pela utilização ilegal da outra via como local de estacionamento.

Segundo João Rodrigues, vereador responsável pela gestão e conservação do espaço público, “a medida é apenas uma das que serão implementadas ao longo das próximas semanas e que têm como finalidade o reordenamento de algumas vias de trânsito da Cidade”.

“Existem pontos críticos que, devido à existência de um grande aglomerado de serviços, têm de ser intervencionados. Não se justifica, por exemplo, que quem queira atravessar a Rua do Raio perca, por vezes, mais de quinze minutos porque houve alguém que deixou o automóvel mal estacionado”, sustenta o vereador, notando que serão remarcados e sinalizados os lugares de paragem junto à Creche de Braga, “por forma a que os pais das crianças que a frequentam possam, de forma rápida e segura, deixar e ir buscar os filhos”.

No eixo da rua do Raio está a ser colocada uma separação das vias através da colocação de balizas flexíveis, vermelhas e amarelas, reflectoras para impedir a utilização da via de trânsito geral como estacionamento. Além desta separação, o Município está a proceder à colocação de sinalização vertical mais clara no Largo da Senhora-a-Branca e após a entrada do Parque de Estacionamento do Rechicho. De referir que a via BUS poderá receber velocípedes, motociclos, veículos prioritários e veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos.

A intervenção irá melhorar a definição do cruzamento da Rua do Raio com a Avenida da Liberdade. Assim, os veículos que pretendam descer a Avenida da Liberdade pelo lado esquerdo do túnel, deverão colocar-se na via da esquerda da Rua do Raio. Já os veículos que se situarem na via central da Rua do Raio poderão seguir em frente ou descer a Avenida da Liberdade pelo lado direito do túnel. A via da direita continuará reservada apenas a transportes públicos. Esta definição será feita através de sinalização vertical e horizontal.

A medida inclui igualmente a alteração de lugares de cargas e descargas nas proximidades do Centro Comercial Rechicho, procurando servir mais eficazmente os estabelecimentos naquela zona da Cidade.

Na Rua D. João Cândido de Novais e Sousa, entre a saída do Parque de Estacionamento do Rechicho e o entroncamento desta via com a Rua do Raio, serão também colocadas balizas flexíveis por forma a impedir o estacionamento ilegal que ali se verifica. Em toda esta área será dada especial atenção à fiscalização do cumprimento das normas de trânsito, com incidência na paragem e estacionamento.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação