Braga Destaque

“Braga está imparável”, disse Marcelo em exclusivo ao V

Entrevista ao PR no Altice Forum (c) Sérgio Freitas
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Sete meses depois da abertura, o Altice Forum Braga foi oficialmente inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Em declarações exclusivas ao Semanário V, Marcelo Rebelo de Sousa, descreveu Braga como uma cidade “imparável”, face ao desenvolvimento que tem vindo a ser sentido nos últimos anos, como Capital Europeia da Juventude, do Desporto, as grandes empresas que se têm instalado na cidade e, agora, com a inauguração da segunda maior sala de espectáculos do país.

Para o Presidente da República, “Braga entrou num ciclo de desenvolvimento que já é completamente imparável, porque tem universidades, tem ciência, tem tecnologia, tem inovação, tem qualidade, tem juventude”. Marcelo Rebelo de Sousa refere-se à juventude como “o futuro”, e garante que Braga “tem juventude como nenhuma outra cidade portuguesa, e todo este ritmo demográfico é um ritmo económico e social”. Acrescentou, ainda, que “é evidente que este crescimento demográfico, económico e social arrasta o tecido empresarial, arrasta investimentos como este e torna-se imparável. É bom não só para Braga, mas para a região toda, isto não para em Braga, arrasta-se pelos concelhos”.

Em declarações, ainda durante o evento de inauguração, Marcelo Rebelo de Sousa, relembrou a importância do “duplo espaço” que é o Altice Forum Braga, caracterizando-o como um espaço “polivalente” e “esmagador”, “dá para espectáculos desportivos, para cultura, dá para congressos, dá para iniciativas de empreendedorismo económicas, empresariais, dá para iniciativas académicas, dá para tudo. Não numa perspectiva de Braga, ou sequer da área metropolitana de Braga, ou sequer dos nortes, mas do país e uma abertura internacional”.

Após a visita à exposição de arte contemporânea , integrada no programa da inauguração, Marcelo Rebelo de Sousa louvou o facto do espaço oferecer arte, afirmando que “arte é vida e, ao lado da vida empresarial, ao lado da vida académica, ao lado da vida desportiva, ao lado da vida cultural, temos aqui uma galeria também polivalente”. Para o presidente, o Altice Forum é importante por duas grandes razões, “por ser de Braga do coração” e por “representar todos os portugueses”.

O evento contou, também, com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que usou uma palavra fundamental para caracterizar o novo espaço. “A comunidade”, referiu, por ser um espaço que não pertence ao Município, não pertence à InvestBraga, nem aos seus parceiros, “pertence a todos os bracarenses”.

Além disso, o ministro da Economia, Caldeira Cabral, descreveu o Forum como “um espaço para atrair eventos de toda a Península Ibérica, eventos nacionais, e coloca-se, hoje, como um espaço para atrair mais atividade para esta cidade e mais visibilidade” para Braga.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista