Destaque Vila Verde

Vila Verde. Aqui já está a nascer a futura rotunda da Loureira

O círculo indica o centro da futura rotunda (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Já começaram as obras para a construção da futura rotunda da EN 101 situada na freguesia da Loureira.

Após vários avanços e recuos, agora a medida é definitiva com uma empresa contratada pelas Infraestruturas de Portugal, a mando do Governo, a darem início às obras nesta quarta-feira.

(c) FAS / Semanário V

Numa primeira fase serão construídas as bases internas do terreno ocupado para a construção, estando marcada a intervenção na rodovia para daqui a semana e meia.

Quando isso acontecer, será colocado um radar de velocidade e há patrulha permanente da GNR no local até fim da obra, prevista para o final de 2018.

O Semanário V falou com fonte do Governo que indicou que a rotunda ficará descentralizada da zona da estrada, com 6 metros de diâmetro.

O círculo indica o centro da futura rotunda (c) FAS / Semanário V

A única infraestrutura demolida acaba por ser parte do quintal de uma casa, não havendo qualquer outra demolição.

Vão ser ainda construídos passeios de ambos os lados em direção ao Alívio, numa primeira fase, e outra empresa construirá depois os passeios em direção a Vila Verde.

O V falou com Pedro Dias, presidente da Junta da Loureira que reagiu com um arrastado “até que enfim!”. “Acaba por ser uma solução para o problema da sinistralidade que ali se gera”.

(c) FAS / Semanário V

“É capaz de provocar filas? Pois é. Mas como está agora é que não pode ficar, os moradores queixam-se que não conseguem sair à estrada, os peões queixam-se que ninguém respeita as regras ali, por isso era necessário fazer alguma coisa”, diz o autarca.

O V falou com alguns dos funcionários que estão a construir a rotunda, que apontaram mesmo que “são vários minutos” que têm de esperar para utilizar a passadeira porque os carros “não param”.

“Tenho de me meter na estrada e começar a acenar para que os carros parem porque vêm com alta velocidade”, disse o responsável da empresa que está com a obra a encargo.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista