Desporto Destaque Vila Verde

Gême prepara contra-relógio de bicicleta até ao Monte de Sta. Engrácia

Redação
Escrito por Redação

A Junta de Freguesia de Gême e o Grupo de Jovens (UPA) estão a preparar a primeira prova de bicicleta ‘Subida ao Monte de Santa Engrácia’, inserida na programação turística-cultural da Rota das Colheitas.

A decorrer no próximo domingo (dia 23 de setembro), a iniciativa abre portas às 9h00m no lugar de Casal e está organizada em moldes pouco habituais para provas desta natureza. Decorre em formato contra-relógio, com uma distância 700 metros e uma inclinação bastante acentuada, oscilando entre os 16% e os 20%.

Os participantes podem usar qualquer tipo de bicicleta sem motor, no entanto todos são obrigados a colocar capacete de ciclismo homologado. O programa matinal é mais abrangente com aulas de zumba e cycling, de forma a atrair a atenção daqueles que praticam a modalidade. Os mais pequenos também não são esquecidos e para eles há insufláveis e muita brincadeira.

As provas são divididas por categorias, a masculina e feminina, e serão realizadas em duas mangas, sendo a primeira aberta a todos os inscritos e a segunda reservada apenas aos trinta primeiros classificados da primeira manga. O evento é reservado a atletas de idade igual ou superior a 16 anos, contudo todos aqueles que forem menores necessitam de apresentar um termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado pelo encarregado de educação. A participação tem um custo de 5€ e inclui a oferta de um kit. Além das medalhas para os primeiros classificados, a organização oferece um certificado de participação e vários alimentos energéticos. O atleta com mais idade e os primeiros sessenta classificados também tem direito a prémios.

Parque desportivo na calha

Para Paulo Gonçalves, membro da Junta de Freguesia, a prova tem dois objetivos muito claros: “Por um lado, procura promover a prática desportiva na freguesia e em todo o concelho, por outro divulgar a zona do monte de Santa Engrácia, um espaço natural de relevo e de beleza singular”. A seu ver este local merece um maior aproveitamento e, nesse sentido, considera importante começar por iniciativas desta natureza. “É preciso chamar a atenção para o facto de termos ali um espaço com muito potencial que tem que ser explorado. A nossa a ideia é primeiro dar a conhecer e depois, futuramente, construir um parque desportivo”, refere o membro da Junta.

Promover o desporto e hábitos de vida saudável

Pelos moldes em que ocorre, é também uma prova bastante inovadora a nível nacional. “Esta prova de bicicleta é uma prática pouco comum em Portugal, que pode ganhar grandes dimensões. Para já temos um número interessante de inscritos, mas espero que venham muitos mais!”, diz Paulo Gonçalves, acrescentando ainda que espera que seja uma iniciativa agradável para todos: “Estamos a trabalhar para uma manhã bem passada, cheia de divertimento e convívio entre várias gerações”. Com esta e outras iniciativas, o executivo da autarquia de Gême assume a responsabilidade de promoção do desporto, não desta modalidade, mas da prática desportiva no geral. “Temos que incentivar, impulsionar e criar atividades ligadas ao desporto, não é deixar só para os outros, como as associações…”, conclui o elemento da Junta. Para mais detalhes informativos, os interessados devem aceder ao seguinte link.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação