Destaque Região

Ensino superior. UMinho abre candidaturas para maiores de 23 anos

GI15112010ALFREDOCUNHA Porto, entrevista com Graça marto ,que alimenta e recolhe ,gatos abandonados ( Alfredo Cunha / Globalimagens )
Redação
Escrito por Redação

A Universidade do Minho vai realizar, pelo 16º ano consecutivo, o curso de preparação e avaliação para pessoas com mais de 23 anos que pretendam candidatar-se ao ensino superior. As inscrições e matrículas decorrem de 24 de setembro a 8 de outubro, devendo o processo ser remetido para o email m23@saum.uminho.pt. Este curso destina-se a indivíduos não possuidores de habilitação de acesso ao ensino superior.

O curso decorre de outubro a maio e integra duas disciplinas: Língua Portuguesa I e II e uma opção específica (Tópicos de Economia I e II ou Filosofia e Pensamento Crítico I e II ou História I e II ou Tópicos de Matemática I e II). Vai funcionar em regime pós-laboral, das 19h00 às 22h00, nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), conforme a residência da maioria dos candidatos e as disponibilidades/recursos da universidade. Os alunos serão sujeitos, no final, à avaliação do seu curriculum vitae e entrevistados, nos termos do regulamento. Concluído o curso com aproveitamento, poderão candidatar-se aos cursos de licenciatura ou de mestrado integrado.

Além de preparar e avaliar os candidatos em língua portuguesa, o curso inclui a formação na disciplina específica que cada curso universitário considera indispensável à frequência com sucesso do respetivo nível de graduação. Pretende-se, assim, proporcionar as ferramentas e os conhecimentos necessários para o ingresso no ensino superior; preparar para a avaliação geral, específica e entrevista, contribuindo nomeadamente para o diagnóstico do nível cultural e de conhecimento dos alunos, disponibilizando elementos de preparação e estudo dos programas, acompanhando os futuros candidatos na realização dos seus estudos, potenciando as competências possuídas e outras a adquirir e, ainda, promovendo a avaliação contínua da aprendizagem efetuada e a autoavaliação numa lógica de confronto face às exigências do seu projeto pessoal de formação. Por fim, pretende-se prestar aos estudantes informações sobre os cursos da UMinho, o seu funcionamento, os regimes de avaliação, os conteúdos e as saídas profissionais, numa lógica de clarificação de opções e reorientação vocacional.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação