Braga Cultura

Festival de Outono da UMinho dinamiza cultura em Braga e Guimarães

Redação
Escrito por Redação

A 9.ª edição do Festival de Outono da Universidade do Minho realiza-se de 26 a 29 de setembro, em Braga e Guimarães, com duas dezenas de atividades, incluindo concertos, performances, teatro, cinema e conversas. A iniciativa da Reitoria da UMinho, da Associação Académica e da Rádio Universitária do Minho visa promover diversas expressões artísticas, incutir novos hábitos culturais e mostrar diferentes culturas, em especial aos novos estudantes.

O programa inicia no dia 26, quarta-feira, às 18h30, no anfiteatro natural da Escola de Economia e Gestão, no campus de Gualtar, em Braga, com a projeção do filme “Full Metal Jacket”. Segue-se às 20h30 o Sarau Cultural, com atuações de grupos culturais da UMinho, a performance “Kaprow” por alunos de Teatro, um churrasco e, a finalizar a noite, DJ no Bar Académico de Braga.

O concerto de abertura do festival é no dia 27, quinta-feira, às 21h30, no salão medieval da UMinho, também em Braga, a cargo da Orquestra da UMinho e com entrada livre. Já os jardins do campus de Azurém, em Guimarães, recebem nesse dia uma emissão especial da RUM com a tertúlia “2Share: Talentos Alumni” (18h00), a projeção do filme “Whiplash” (19h00), o Sarau Cultural (20h30) e, ainda, o rock alternativo dos Smartini (22h30) e dos This Penguin Can Fly (23h30).

Na sexta-feira, a Orquestra da UMinho atua às 21h30 no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, numa oferta da Universidade à cidade. Em Braga, no Largo do Paço, há para ouvir a partir das 22h00 os concertos acústicos de Benjamim e de Márcia, que vai mostrar o seu próximo álbum “Vai e vem”. No intervalo, a RUM Soundsystem atua no jardim interior do edifício.

O programa do último dia (sábado) centra-se em Braga. Está prevista às 15h30 a tertúlia “Livros com RUM”, com o escritor Afonso Cruz, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. A música regressa às 22h00 ao Largo do Paço, com a eletrónica pop de Sequin (22h00) e as canções intimistas de Best Youth. A noite acaba, tal como as anteriores, ao som de DJs no Bar Académico.

O Festival de Outono da UMinho tem o apoio, entre outros, das autarquias de Braga e Guimarães, do Paço dos Duques de Bragança, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, do Departamento de Música da UMinho e do CineFocum – Núcleo de Cinema da UMinho.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação