Destaque Vila Verde

Câmara de Vila Verde não instalou contadores e parte de Aboim está sem água

Fernando André Silva

Cresce a insatisfação na freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar com vários relatos de moradores do Lugar do Cabo a apontarem “falta de água”. A freguesia tem um depósito há mais de um ano, mas os contadores não foram montados pela Câmara de Vila Verde, o que impede o abastecimento.

Pelo que apurámos, os problemas com a escassez da água vinda das nascentes da serra começaram há várias semanas, mas têm vindo a aumentar nos últimos dias preocupando populares e junta de freguesia. Alguns moradores do Lugar do Cabo, com especial incidência em Fonte-Muilhe, estão a recorrer à ajuda de vizinhos que possuem furo artificial para abastecer água para que possam tomar banho e cozinhar, não sabendo quando é que o problema poderá ficar resolvido.

Esta população depende exclusivamente da natureza e das chuvas para “reabastecer” as nascentes na freguesia enquanto os contadores não são montados. Outra parte da freguesia, mais a sul, conseguiu escapar a esta falta de água devido a um furo artificial pago pela junta que serve a população junto ao campo de futebol local. Já na zona Norte, a população vive as maiores dificuldades.

Recorde-se que uns meses antes das eleições de 2017, a Câmara de Vila Verde mandou colocar um reservatório de água no topo de uma das serras da zona norte da freguesia para amenizar o problema, mas ao que apurámos, o reservatório nunca foi utilizado.

Fonte próxima da autarquia apontou ao Semanário V que o mesmo reservatório “está vazio” porque não existe água suficiente nas nascentes para o encher. No entanto, o Semanário V sabe que a Câmara tem pago milhares de euros aos Bombeiros Famalicenses que têm procedido ao abastecimento regular dos depósitos de água na Portela das Cabras e na União do Vade.

O V falou com João Fernandes, presidente da junta, que indicou “falta de contadores” como o verdadeiro problema da questão. “Neste momento não conseguimos encher o reservatório porque não há água suficiente nas nascentes, mas mesmo que houvesse, as ligações às casas ainda não têm contadores, por isso não adianta de nada virem os bombeiros”, refere o autarca.

João Fernandes conta ainda que esteve esta manhã reunido com o presidente da Câmara de Vila Verde que lhe terá garantido que a montagem dos contadores irá ser feita até final do ano.

No entanto, não há previsão de chuva durante a próxima semana e os moradores continuam única e exclusivamente a depender da boa fé dos vizinhos que possuem furo artificial.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista