Destaque Vila Verde

Dia Mundial do Turismo. “Tuk-Tuk” já anda por Vila Verde

Luís Ribeiro / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

“Não é por acaso que a Trivago, com mais de 4 milhões de buscas nos seus motores, aponta Vila Verde como sexto destino emergente em Portugal”. As palavras são da vereadora da Cultura e Turismo do Município de Vila Verde e foram proferidas durante a manhã de hoje, 27 de setembro, no âmbito das celebrações Dia Mundial do Turismo. Júlia Fernandes avançou também que a cultura e natureza são os temas que suscitam maior curiosidade aos internautas. “As buscas acontecem muito por causa da vertente cultural, as pessoas têm curiosidade em conhecer a terra do Namorar Portugal e dos famosos Lenços, e também pela natureza, muito fruto dos campeonatos mundiais e europeus de canoagem e das belíssimas paisagens que vila verde tem para oferecer”, afirmou durante a sessão que decorreu na Loja Interativa de Turismo de Vila Verde.

Sob a égide do tema ‘Turismo e Transformação Digital’, escolhido este ano pela Organização mundial do Turismo (OMT), Vila Verde celebrou o Dia Mundial do Turismo com uma exposição de fotografia que destaca alguns dos mais emblemáticos pontos de interesse para o turismo no concelho. Os famosos Tuk Tuk estreiam-se por estas bandas e também já a circulam pelo centro urbano fortemente arborizado da vila e ajudam turistas e habitantes locais a (re)descobrir os 1001 encantos de Vila Verde. Um dia em cheio preparado pelo Município e pela Loja Interativa de Turismo de Vila Verde, com o apoio da Peddy Tours, da Cerveja Letra e do Espaço Chafariz. “O turismo continuará a ser uma grande aposta da estratégia do Município, tantos nos inúmeros eventos que preparamos ao longo do ano, como na potencialização dos nossos recursos e dos nossos encantos”, rematou Júlia Fernandes.

Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, sublinhou a importância global do turismo para a economia dos países e regiões. Vila Verde não é exceção e o Município tem levado a cabo medidas de fomento turístico integradas na estratégia de desenvolvimento do concelho. O edil aproveitou também para referir que está em fase de conclusão a empreitada que vai criar mais de 7 kms de ciclovias no centro urbano de Vila Verde e que prevê também um sistema de partilhas de bicicleta. “Estes e outros itinerários estarão à disposição dos turistas e também dos habitantes locais para substituir outras formas de deslocação em benefício do ambiente e da saúde das pessoas”, afirmou, acrescentando que, gradualmente, o território começa a atrair novos públicos e Vila Verde se afirma cada vez mais como um destino turístico muito apetecível dentro e fora de portas.

Uma estratégia vincada de divulgação do território, promoção da cultura e dinamização da economia que tem catapultado Vila Verde para o plano internacional. “Daqui a pouco mais de um mês Vila Verde estará no México com os Lenços Namorar Portugal. Os eventos com características internacionais também ajudam a divulgar o nosso nome no estrangeiro. O Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem [decorreu recentemente na Vila de Prado (concelho de Vila Verde)], por exemplo, teve uma grande visibilidade internacional”, disse António Vilela, vincando que para isso muito contribuiu o trabalho desenvolvidos a nível das redes sociais e de outras plataformas digitais.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação