Vila Verde

Junta de Gême prepara festival de “Pica no Chão” e “Pudim Abade Priscos”

Redação
Escrito por Redação

A freguesia de Gême entra em força na programação da Rota das Colheitas. Depois de ter organizado a iniciativa desportiva ‘Subida ao Monte de Santa Engrácia’, a Junta de Freguesia local prepara um jantar com Pica no Chão e Pudim Abade de Priscos, ‘os reis da gastronomia tradicional’ na nossa região. O evento gastronómico está marcado para o próximo sábado, dia 29 de setembro, pelas 19h, nas instalações da sede da Junta. As participação tem um custo de 15€ por pessoa.

A confeção das famosas iguarias é liderada por um cozinheiro especialista que conta com a ajuda de vários elementos da população local. O prato Pica no Chão, também conhecido por muitos como arroz de cabidela, é composto por frangos caseiros, criados ao ar livre, de forma a ter um sabor puro e delicioso ao mesmo tempo. Para confortar ainda mais o estômago, a iniciativa inclui o Pudim de Abade de Priscos como sobremesa típica da região. Um pitéu que se distingue de muitos outros com a adição de lascas de toucinho de porco. Um pormenor que deixa o paladar mais doce e que faz homenagem ao padre Manoel Joaquim Rebelo, Abade de Priscos, que ficou célebre pelas suas habilidades na cozinha, em que se destaca a original e deliciosa de pudim.

A presidente de Junta mostra-se animada e orgulhosa com a entrada da freguesia na popular Rota das Colheitas e acredita que a atividade vai ao encontro das expectativas. “É a primeira vez que Gême está a aventurar-se na Rota e, como Vila Verde é a Capital do Pica no Chão, tudo leva a crer que teremos muita adesão e grandes momentos de alegria e boa disposição”, afirma Natália Carvalho. A autarca conta que também vai arregaçar as mangas e vai para a cozinha meter as mãos na massa: “Sou eu que vou fazer os pudins…”. Valorizar a tradição gastronómica e criar uma noite de convívio e diversão são os objetivos principais da iniciativa. O evento ‘Pica no Chão – Gastronomia Tradicional’ é organizado pela Junta de Freguesia de Gême e está inserida na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação