Braga Destaque

Braga. ‘Outubro Rosa’ sensibiliza para a prevenção do cancro da mama

Apresentação Outubro Rosa (c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Entre os dias 1 e 31 de Outubro, Braga recebe a campanha ‘Outubro Rosa’, na qual diversas entidades com objetivos comuns se unem no alerta para a prevenção do cancro da mama, com o objetivo de promover a sensibilização e partilhar informações sobre a doença.

‘Outubro Rosa’ é uma campanha, simbolizada pelo laço cor-de-rosa, que procura consciencializar a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama e visa atingir o maior número de pessoas possível. Promovida pelo Município de Braga, tem como parceiros o Hospital de Braga, a Associação Rosa Vida, a Delegação de Braga da Liga Portuguesa contra o Cancro e o Movimento Vencer e tenciona alertar e apoiar as vítimas de cancro e os seus familiares.

A data é celebrada anualmente e estão agendados para o próximo mês de Outubro um congresso sobre saúde, a celebração do Dia Mundial da Saúde da Mama, um concerto e uma caminhada. O programa inicia-se com o ‘concurso Pulseira de Charme’, entre os dias 1 e 17 de outubro, numa parceria com os Agrupamentos de Escolas de Braga, que consiste numa ação de sensibilização sobre esta problemática. No dia 3, o novo hotel Vila Galé irá receber o ‘Jantar Rosa Vida’, cujas verbas angariadas se destinam a fins solidários, revertendo a favor da Associação Rosa Vida.

No Auditório do Conservatório do Bonfim realiza-se, às 21h00 do dia 12, a ‘Tertúlia Rosa – Otimismo, resiliência e qualidade de vida no Cancro da Mama’, acompanhada por uma tertúlia com técnicos de saúde da área da oncologia.

Das 10h00 ao 12h00, no dia 19 de Outubro, o Hospital de Braga oferece um diagnóstico precoce, designado ‘Cancro da mama: sensibilizar para a prevenção’, ministrado por enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga. Ainda no mesmo dia, às 15h, decorre no Hospital de Braga o workshop ‘Auto maquilhagem na doente oncológica’ e uma palestra ministrada por uma psicóloga do Hospital de Braga, terminando o dia com um lanche com utentes, amigos e familiares.

O Forum Braga será palco, no dia 20, do Congresso Oncológico, um evento nacional que contará com a presença de profissionais como médicos, enfermeiros, fisiatras, fisioterapeutas, técnicos do exercício físico, psicólogos, nutricionistas e auxiliares da área da saúde, e que tem como objetivo dar a conhecer o que na área da Oncologia há de mais avançado para o tratamento do Cancro.

A 21 de Outubro realiza-se a caminhada solidária, ‘Pink Run’, cujas verbas revertem a favor das Associações da organização do Outubro Rosa. A 26 de Outubro, o Auditório Vita recebe, às 21h00, um concerto com fins solidários cujas verbas angariadas revertem a favor da Delegação de Braga da Liga Portuguesa contra o Cancro. No mesmo dia tem lugar, no Campo da Caseta, o ´Jogo Solidário Braga Warriors´, de futebol americano, com fins solidários.

O programa encerra dia 31 de Outubro, às 09h30, com uma ação de sensibilização junto dos utentes e cuidadores do Hospital de Braga, designada ‘Vencer e viver o Cancro’.

“Este mês pretende acima de tudo sensibilizar a população para a importância da prevenção, elemento fundamental para o sucesso na cura, mas também ajudar todos os que ultrapassaram a doença a regressar à sua vida normal adotando um estilo de vida saudável”, adiantou Sameiro Araújo, vereadora da Juventude e do Desporto. A 15 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

Além da vereadora da Câmara Municipal de Braga, estiveram presentes na apresentação da 5.ª edição do programa, um representante da Liga Portuguesa contra o Cancro, a diretora executiva do Hospital de Braga, o presidente da Associação Rosa Vida e um representante do Movimento Vencer e Viver.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista