Vila Verde

Festa das Colheitas de Prado é “evento maravilhoso”

Redação
Escrito por Redação

“Nesta altura do ano, é o evento mais maravilhoso que temos!”, foi a afirmação que o espectador Domingos Lopes usou para descrever a Festa das Colheitas de Prado. Integrada na extensa programação turístico-cultural da Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a iniciativa acolheu milhares de visitantes durante o último fim de semana de setembro (28 a 30), com diversos momentos de interação e alegria nas imediações da igreja paroquial.

Apresentou-se com uma programação multifacetada constituída por várias iniciativas com cunho diferente, entre celebrações religiosas e atividades de índole mais recreativa e popular. Esta edição contou com a presença de duas novidades: a after-party Serafim Animações e a atuação da Escola da Banda de Música de Oliveira (Barcelos). Dois momentos que se revelaram positivos, tendo em conta que alongaram a festa e criaram mais convívio.

A excelência da gastronomia esteve também à prova. Foram vários os interessados em degustar e saborear a cozinha tipicamente minhota com o arroz de feijão como o prato principal e pataniscas, panados e frango frito como opções de acompanhamento. Não faltaram iniciativas emblemáticas a encherem de vida e de cor as principais artérias da freguesia, como o Desfile da Pequenada, o Cortejo e o Leilão das Colheitas.

Não faltaram também os ritmos animados do folclore e da música popular para encher a plateia de alegria e boa disposição. A desfolhada tradicional e o magusto são outras atividades muito acarinhadas por pradenses e visitantes. A Festa das Colheitas é já um evento consolidado na Vila de Prado e que, uma vez mais, deixou a organização com um sorriso de orelha a orelha. A paróquia da freguesia é a grande responsável pela organização da festa, com o apoio da Junta de Freguesia da Vila de Prado e do Município da Vila Verde.

“Uma festa de amigos, de família e pessoas simpáticas”

Para Domingos Lopes, natural de Vila de Prado, a Festa das Colheitas estava ao seu agrado: “Costumo vir cá e tem sempre um ambiente muito agradável e muito animado, que junta pessoas de todos os lados!”. O espectador deixa também a nota que o evento está a crescer, “este ano a dimensão é muito maior e isso só torna as coisas ainda melhores”. Igualmente alegre, Vera Costa é proveniente do Brasil e mostrou identificar-se com este tipo de iniciativas: “É uma festa de amigos, de família e de muitas pessoas simpáticas”. Considera a iniciativa com uma grande atitude, pois todo o dinheiro angariado será usado para ajudar nas despesas relacionadas com a paróquia: “É uma grande ação, no Brasil também se faz e só acho bem”.

Padre João Alberto Correia: “Excedemos as expectativas”

João Alberto Correia, pároco da freguesia, mostrou-se realmente radiante com a dinâmica da festa. “Estou verdadeiramente feliz. Está a ser um sucesso, a adesão popular está à vista. Sinto-me também ao mesmo tempo responsabilizado na medida que no presente e no futuro temos que encontrar soluções para este crescimento todo”. O padre local não esconde o sentimento de missão cumprida: “Não há dúvidas que os objetivos foram amplamente atingidos. Acho que até que excedemos as expectativas. Aquilo que nos propúnhamos era juntar a comunidade e, partir daí, conseguirmos angariar fundos para muitos dos investimentos a nível paroquia”. Para terminar, o sacerdote sublinha a importância da comunicação para a divulgação do evento. “Temos apostado numa forte comunicação nos órgãos de Vila Verde e Braga, exatamente para dizer às pessoas de fora que estamos de braços abertos e coração aberto para todos acolher e para que venham festejar connosco”, frisa João Alberto Correia.

Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde revelou o entusiasmo pelas mudanças manifestadas e realça que é uma vitória para a organização: “É, de facto, um desafio vencido por parte dos elementos da organização, só tenho que dar os parabéns”. António Vilela frisa ainda o orgulho ver iniciativas como esta a crescer, “é para nós uma grande satisfação ver o crescimento desta festa”. A Festa das Colheitas de Prado foi organizada pela paróquia e é integrada na vasta programação turística-cultural da Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação