Braga Destaque

Idosos de São Victor vivem dias de ‘arromba’ na praia da Apúlia

Alzira Pereira_Maria da Graça Rodrigues, José Gonçalves, Ricardo Silva e Gracinda Gonçalves
Redação
Escrito por Redação

A Junta de Freguesia de São Victor celebrou o Dia Internacional da Pessoa Idosa em dois dias, a 29 e a 30 de setembro, com um fim de semana de 48 horas de alegria para 150 seniores daquela freguesia da cidade de Braga.

Numa iniciativa de “integração e combate ao isolamento social”, a autarquia realizou o programa “Férias Seniores na Praia da Apúlia 2018”, enfatizando a “necessidade da promoção do convívio, da partilha de ideias e de momentos que marquem positivamente os seniores de S. Victor”.

Os idosos ficaram alojados numa colónia de férias na zona da Apúlia, em Esposende, e tiveram a oportunidade de visitar a Senhora da Guia, em Belinho, para além de praticarem atividades desportivas, tudo sob vigilância da Nortemed, que fez rastreio à saúde dos participantes.

A noite dos idosos foi abrilhantada pelo Grupo Coral de Guadalupe, pelo mágico Teixeirinha e pelas Irmãs Ginastas. Houve ainda tempo para um baile e para serenatas da Tuna Estudantina de Braga.

A autarquia distinguiu ainda os mais velhos daquele passeio, Alzira Pereira e Gracinda Gonçalves, ambas com 92 anos e José Gonçalves com 90 anos, este último sendo o homem mais velho.

“Foi um momento particularmente emotivo, que pretendeu celebrar a vida e lembrar todos aqueles que no passado viveram esta atividade, mas que entretanto já faleceram”, refere Ricardo Silva, presidente da Junta de São Victor.

O autarca afirma que estas iniciativas são “de valor acrescentado”, porque “refletem a verdadeira riqueza de uma gestão de proximidade, bem como visam reforçar os laços entre a autarquia e os habitantes”.

“Esta atividade pretende ser um reforço no combate ao isolamento social e dar músculo à necessidade de um acompanhamento social a casos de carência afetiva ou financeira”, diz Ricardo Silva, que quer “mapear” a freguesia para encontrar as necessidades da população.

Esta iniciativa conta com a colaboração do CCD Braga, que abre as portas das instalações da Colónia de Férias da Apúlia como reforço às iniciativas sociais e de proximidade às pessoas.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação