Destaque Vila Verde

Vila Verde. Idosos da Santa Casa com direito a festa à moda de antigamente

Redação
Escrito por Redação

Na Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde celebrou-se o dia de forma especial, vincada em tempos antigos, onde se cozinhava no pote e se desfolhavam as espigas.

Bem cedo, no Lar de Vila Verde, começou o dia do idoso na instituição. A azáfama de preparação das fogueiras, o arrastar dos potes, e toda a decoração ruralizada e pormenorizada. Os potes e os fardos embelezavam os jardins da instituição, enquanto as fogueiras aqueciam o tao desejado “caldo no pote”.

O almoço foi delicioso, com cerca de 120 utentes a provarem o caldo por eles confeccionado com a ajuda de muitas crianças do Infantário que puderam assim viver um momento diferente.

Da parte da tarde, a música animava a instituição. Ao som de folclore e música tradicional Portuguesa, iniciou-se a desfolhada, com as crianças aprenderem com os mais experientes. Um momento de aprendizagem e interaçao.

“São estes momentos que enchem o coração da instituição. A interacção entre os mais idosos e os nossos tesouros do infantário. Reviver tradições e costumes do passado, um dia muito especial na instituição”, refere o provedor em comunicado.

Na UCCI Convalescença e Média Duração rezou-se uma missa por todos os idosos e da parte da tarde houve música pela voz da Artista Maria Celeste e tarde de convívio e lanche com a participação de familiares e a equipa.

A ERPI de Prado levou os utentes ao São Bento da Porta Aberta como sinal de agradecimento pelo dom da vida, onde puderam rezar e também passear neste Santuário de uma beleza sem igual.

Sobre o Dia do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro. Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação