Braga Cultura

Braga. Fradelos recebe encontro de tocadores de concertina e desfolhada

Redação
Escrito por Redação

O executivo da UF de Freguesias de Vilaça e Fradelos anunciou para o próximo dia 6 de outubro mais uma edição – a décima sexta – do Encontro de Tocadores de Concertina e Desfolhada Minhota, uma iniciativa que é organizada pela autarquia presidida por Paulo Ferreira com a colaboração do Centro Cultural Origens de Fradelos.

O evento tem o início marcado para as 21h, com uma desfolhada tradicional minhota, a que se segue o encontro de concertinas. A festa termina com um lanche convívio entre todos os presentes.

Paulo Ferreira recorda “o grande sucesso” que tem sido este Encontro desde a sua criação, que dessa forma “corporizou, de maneira muito significativa, mais uma iniciativa cultural que vem na senda de muitas actividades que, neste âmbito, o executivo da Junta leva a cabo ao longo de praticamente todo o ano”.

O presidente da Junta da UF de Vilaça e Fradelos espera que “a adesão a este décimo sexto Encontro seja pelo menos tão significativa e entusiasmante como a dos anos anteriores, quando por aqui passaram mais de seis dezenas de tocadores”, recordou.

Para o autarca, “desde há muito que este tipo de confraternização ganhou raízes na nossa terra e continuamos a apostar num convívio que junta sempre imensa gente, num dia que é sempre diferente e em que se consegue também não só reavivar como preservar tradições”.

O responsável pelo executivo local destacou ainda “a sempre indispensável colaboração do Centro Cultural Origens de Fradelos” na organização deste evento.

“Numa grande jornada de confraternização num convívio muito salutar, onde se tornou possível aliar o rememorar à preservação de tradições e à promoção das nossas riquezas patrimoniais, também através deste tipo de manifestações, que importa manter vivas e, sobretudo, incutir nas camadas mais jovens, o que, de resto, está a acontecer com alguma evidência entre os mais novos da freguesia”, conclui o responsável.

Recorde-se que os tocadores podem inscrever-se nos serviços da Junta de Freguesia, no horário de atendimento habitual, através do email freguesiavilacaefradelos@gmail.com ou inclusivamente no próprio dia do Encontro.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação