Braga Destaque

II Edição do Bombeiro de Elite com recorde 420 atletas inscritos

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

A cidade de Braga será palco, a 13 de outubro, da segunda edição da prova Bombeiro de Elite, que se realiza no Monte do Bom Jesus.

São 566 degraus que os bombeiros de sete nacionalidades diferentes terão de subir, que irão pôr à prova a condição física dos atletas. Após o sucesso da primeira edição, este ano a prova atingiu o recorde de inscrições, contando já com 421 atletas nacionais e internacionais de mais de 100 corporações. 380 destes atletas são portugueses, dos quais 46 são mulheres.

O evento consiste numa prova de resistência, cujo desafio é subir ao Monte do Bom Jesus no menor tempo possível, sendo o objetivo percorrer 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, onde todos os participantes terão de envergar o equipamento completo de proteção individual de bombeiro, que pesa entre 20 a 26 Kg, constituído pelo casaco de fogo, botas, calças, luvas, capacete e Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA).

Desfiar os bombeiros a ultrapassar os seus limites e promover o convívio são os dois grandes objetivos deste evento que, com o número inédito de participantes, eleva a prova a uma das principais competições europeias. Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, enalteceu o cenário da prova, num apelo à participação do público no evento, afirmando que “esta é uma prova que além de ocorrer num cenário perfeito como o Bom Jesus, dá a conhecer ao mundo o património Bracarense, tendo ainda o benefício de mostrar a capacidade física e de superação dos nossos Bombeiros, que têm pela frente um desafio exigente e de coragem, passando a mensagem da eficácia da formação disponibilizada a todos os bombeiros sem exceção”.

A prova realizada em Braga terá como pano de fundo um símbolo nacional e um espaço de beleza única, candidato a Património Mundial da Unesco. O vice-presidente explicou, ainda que esta é uma iniciativa que resultou de um desafio lançado por Ricardo Fernandes, bombeiro da Companhia de Sapadores de Braga e dirigente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, ao Município o ano passado e acrescentou que “a primeira edição teve uma adesão acima do esperado e o seu sucesso é comprovado este ano quer pelo número de inscritos, quer pelas diferentes nacionalidades dos bombeiros que estarão em prova”.

A prova foi apresentada esta manhã no Miradouro do Bom Jesus e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e vereador da proteção civil, Firmino Marques, com o presidente da confraria do Bom Jesus, com o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, o vice-presidente da ANBP, o coordenador do Secretariado Regional do Norte, Ricardo Fernandes, e ainda a vereadora do Desporto do Município de Braga, Sameiro Araújo.

As inscrições estão limitadas a 500 participantes, até ao dia 6 de Outubro. A prova, organizada pela Associação de Bombeiros profissionais juntamente com a ADN Eventos Desportivos e apoiada pelo Município de Braga, começa às 10h no dia 13 de outubro e é o evento 495 da Cidade Europeia do Desporto.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista