Braga Desporto Destaque

Mariana Machado convocada para o Europeu de Corta-Mato

Fernando André Silva

A atleta bracarense Mariana Machado está na convocatória para o Campeonato da Europa de Corta-Mato, a realizar na Holanda, em dezembro, anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo.

A jovem atleta é, até ao momento, a única selecionada no escalão junior para competir neste evento. Segundo a Federação Portuguesa de Atletismo, para além de Mariana, estão já convocados Catarina Ribeiro, Inês Monteiro, Jéssica Augusto, Salomé Rocha, Sara Moreira e Marta Pen, todas no escalão senior.

Mariana Machado conquistou recentemente o quarto lugar no Campeonato do Mundo de Atletismo, o que levou a que várias figuras da sociedade bracarense deixassem rasgados elogios à atleta natural de Celeirós. Bateu também o recorde que estava na posse de Fernanda Ribeiro há mais de 30 anos.

O feito, alcançado em Tampere, na Finlândia, foi elogiado pela vereadora do Desporto da Câmara de Braga e pelo clube que representa, o SC Braga.

Sameiro Araújo, também ela antiga atleta, deixou os parabéns à filha de Albertina Machado, ressalvando a caixa alta “ORGULHO” pela carreira que tem feito a atleta de Celeirós.

A vereadora realça que aquela foi uma “grande conquista” para quem faz o seu primeiro ano de junior.

“É o início de algo que se avizinha muito bonito”, reforçou na altura Sameiro Araújo, classificando Mariana como uma atleta “extraordinária, com classe, segurança, paixão, alegria, determinação e muita, muita garra”.

Também António Salvador, presidente do SC Braga, passou para o papel o “orgulho” na jovem promessa do atletismo, assinando contrato até 2021 em julho último.

“Nós somos uma potência formadora e não só no futebol. Assinar este contrato com a Mariana enche-me de orgulho porque não são atletas que nós fomos buscar aqui ou ali. Não, são atletas da casa, são Gverreiras de Ouro, são do SC Braga. E se o SC Braga é um clube de topo, não deixará sair os seus atletas de topo”, disse Salvador na altura.

Mariana Machado, ao assinar contrato, manifestou-se feliz. “O SC Braga é o clube em que eu iniciei a prática do atletismo e continuar a representar o clube da minha formação é sem dúvida muito especial e gratificante. Este contrato significa que o SC Braga me está a dar o devido valor e isso ainda me dá mais motivação para continuar a trabalhar e alcançar resultados ainda melhores”, disse.

Mariana Machado, de 17 anos, representa o SC Braga e é filha da conhecida antiga atleta natural de Celeirós, Albertina Machado, glória do clube bracarense várias vezes campeã europeia de longas distâncias que representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista