Vila Verde

Vila Verde. Sabores do outono chegam a Esqueiros

Redação
Escrito por Redação

O outono traz consigo temperaturas mais baixas, paisagens em que abundam tons amarelos e acastanhados e a feira tradicional de Esqueiros. A freguesia recebe de braços abertos a terceira estação do ano com dois dias cheios de atividades promovidas pela comunidade escolar e pela Junta de Freguesia. Gastronomia, música popular, artesanato, concursos tradicionais, doces e produtos do campo… Tudo isto e muito mais na feirinha ‘Sabores do Outono’ realiza-se no campo de jogos de Esqueiros (ao lado do Jardim de Infância), já nos próximos dias 10 e 11 de outubro.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Esqueiros, Vítor Mota, o evento cultural assenta em dois objetivos muito claros. “Por um lado, queremos angariar dinheiro para as necessidades das crianças, proporcionando também mais momentos de diversão como as visitas de estudo. Por outro, sentimos que é uma excelente maneira de juntar pais e avós de forma a promover mais convívio entre eles e até se conhecerem melhor… não esquecendo que também é uma forma de deixar as crianças mais felizes”, afirmou.

Dois dias recheados de animação

Amanhã é o primeiro dia da iniciativa e começa logo com um momento de grande animação musical, promovido pelo Grupo Folclórico da APPACDM de Vila Verde e o Grupo de Cavaquinhos da Rusga de Godinhaços, às 10h30. Poucos depois, dá-se a abertura da feirinha com a habitual venda de produtos da terra intitulada ‘Os verdadeiros sabores do Outono’. À mesma hora acontece a exposição e o concurso ‘Aventais de Outono’, com um total de sessenta aventais ornamentados pelos pais e os respetivos filhos. O prémio para o vencedor é simbólico com produtos gastronómicos típicos da região. ‘O cantinho do Artesão’ é outra atividade artística a decorrer durante a manhã, que vai expor e comercializar trabalhos dos artesãos da terra. Com a intenção de divulgar a música popular e de alegrar o público, o Grupo Folclórico da União de Tradições, da UF de Travassós, Esqueiros e Nevogilde sobe ao palco às 19h30m.

Sabores irresistíveis

Logo a seguir, toda a gente é convidada a degustar as diversas iguarias preparadas para um jantar de convívio e de boa disposição. A partir das 20h, há caldo verde e à lavrador, sardinhas assadas, bifanas, fêveras, entre outras delícias gastronómicas a preços acessíveis. Com o estômago fortalecido e paladar agradado é tempo de ver uma boa desfolhada à moda antiga, que inclui também o concurso ‘Quem enche mais rápido o cesto de espigas?’ para criar mais dinâmica durante a demonstração da recriação agrícola ancestral. Tal como o concurso dos aventais, a lembrança simbólica para o melhor resultado faz-se com produtos gastronómicos.

Feira e concurso de aventais para encerrar a festa

No dia seguinte, quinta feira, a feirinha abre portas para mais uma manhã de exposição e venda de produtos do campo. O fecho das atividades acontece, às 11h, com o concurso ‘O melhor avental de Outono’ e a respetiva entrega de prémios. Para finalizar totalmente a festa, todos os intervenientes da iniciativa ‘Sabores de Outono’ juntam-se para um registo fotográfico de forma a eternizar o momento. Inserida na programação turística-cultural Na Rota das Colheitas, a atividade é organizada por alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação do Jardim de Infância e EB de Esqueiros, União de F1reguesias de Esqueiros Nevogilde e Travassós e comunidade envolvente.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação