Cultura Destaque Região

Grandfather’s House este sábado no teatro em Ponte de Lima

Tiago Da Cunha / facebook
Redação
Escrito por Redação

O Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima apresenta no próximo sábado, 13 de Outubro, às 22h00, uma das bandas mais promissoras no contexto da música criada e produzida em Portugal – os Grandfather’s House que têm recolhido as melhores críticas nos órgãos de comunicação da especialidade e um acolhimento extremamente positivo por parte do público.

Será, sem sombra de dúvidas, um momento único para apreciar música de excelência numa das melhores salas do país.
Grandfather’s House surge em meados de 2012, em Braga, como “one-man band” pelas mãos do actual guitarrista Tiago Sampaio. Mais tarde, em 2013, a sua irmã, Rita Sampaio, junta-se à banda como vocalista e, em 2014, lançam o seu primeiro registo – o EP “Skeleton”. Após o lançamento, João Vítor Costeira adiciona bateria à banda finalizando a sua formação, com Rita Sampaio ainda nos sintetizadores. Na promoção deste trabalho percorrem Portugal, juntamente com uma tour na Galiza (Espanha), destacando-se presença em vários festivais: Festival Vodafone Paredes de Coura, Festival Avante, Noites Ritual e Indie Music Fest.

Em Março de 2016 é editado o primeiro longa-duração da banda – “Slow Move” –, com uma sonoridade marcadamente mais “pop” e “synth-pop” – contrastante com o “blues” do primeiro EP – tendo sido aclamados pelo público e pela crítica. Com este atravessaram o país para mais de 100 concertos – incluindo o Festival Vodafone Paredes de Coura 2016 – e, internacionalmente actuando no Festival SZIGET em Budapeste e realizando uma tour europeia que contou com 13 concertos espalhados por 6 países (Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Áustria e Portugal).
Em finais de 2017 editam o seu terceiro registo, “Diving”, fruto de uma residência artística no espaço “GNRation” (Braga), contando com vários convidados como Adolfo Luxúria Canibal (voz), Mário Afonso (saxofone) e Nuno Gonçalves (teclados), sendo que este último acompanha actualmente a banda. Para além de inúmeros concertos dados pelo território nacional, realizaram já uma segunda tour por Espanha e França.
Entretanto, João Vitor Costeira deixa de pertencer à formação, entrando Ana João Oliveira para a bateria.

Com o início de 2018, “Diving” foi considerado por inúmeros media um dos melhores álbuns do ano 2017 – destacando-se aqui a página e revista Blitz, na qual foi considerado o 2.º melhor álbum português para os leitores.

Apresentaram-se recentemente no Vodafone Paredes de Coura, tocaram no Waves Vienna 2018 e têm também agendada uma tour europeia em Outubro e Novembro do presente ano.

Espectáculo para maiores de 6 anos.

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação