Braga Destaque

Furacão Leslie põe Braga em aviso laranja entre sábado e domingo

Chuva c) FAS / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

O furacão Leslie passou ao largo da Madeira, causando, ainda assim, ventos muito fortes, que obrigaram ao cancelamento de todos os 60 voos de e para o aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal.

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou já que “as últimas previsões apresentam uma probabilidade muito elevada do furacão LESLIE atingir a costa ocidental de Portugal continental como depressão pós-tropical”.

O IPMA colocou o distrito de Braga em Aviso Laranja devido aos ventos fortes esperados a partir das 19 horas deste sábado. O aviso prolonga-se até às primeiras horas da manhã de domingo.

Neste momento o cenário mais expectável é de que o LESLIE entre em terra pelo distrito de Lisboa por volta das 00:00 TUC (01:00 locais) de dia 14 (domingo)”, salienta o comunicado.

Segundo os meteorologistas, “a probabilidade de se registarem ventos de força furacão é de 5 a 20% entre o Cabo Mondego e o Cabo de Sines”.

Assim, o Leslie deverá começar a afetar o território do Continente a partir das 19/22h locais de hoje (sábado). As previsões indicam a ocorrência de vento médio de 40 a 65 km/h com rajadas de vento máximas até 120 km/h entre as 19h de sábado e as 07h locais de domingo, em especial na costa ocidental e nas terras altas”, diz ainda o IPMA.

O IPMA prevê “também precipitação por vezes forte entre as 22h de sábado e as 10h locais de domingo”.

Já para a Madeira, “prevê-se vento médio até 40 a 60 km/h com rajadas de vento máximas que não deverão ultrapassar os 90/110 km/h, havendo, contudo, probabilidade entre 30 e 40% de ocorrência de ventos médios com força de tempestade tropical (entre 63 e 118 km/h) para as ilhas da Madeira e Porto Santo”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação