Braga Destaque Vila Verde

Já está aí a tempestade Leslie. Sítios a evitar em Braga e Vila Verde

tempestade Leslie em Braga (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

A partir das 19 horas deste sábado já entrou em vigor o aviso laranja do Instituto Português do Mar e Atmosfera, que vai ser elevado a aviso vermelho a partir das 00h de domingo.

Todo o distrito de Braga encontra-se sob alerta laranja por indicação da Autoridade Nacional da Proteção Civil, existindo assim um reforço de meios de segurança e proteção durante a noite deste sábado e madrugada de domingo.

Segundo a ANPC, as rajadas de vento entre as 00h e as 04h podem atingir os 120 km/h, ou até ultrapassar esses valores durante certos períodos.

A ANPC aconselha a população a não sair de casa durante esta noite/madrugada e, caso saia, evitar locais de risco onde exista a possibilidade de queda de estruturas edificadas, como é o caso de alguns dos locais do centro histórico de Braga e a região central de Vila Verde, em ambos os casos junto a edifícios devolutos ou em mau estado de conservação.

Deve também evitar, no centro histórico de Braga, arruamentos onde estejam a decorrer obras com gruas, andaimes ou outro tipo de estruturas móveis montadas, sob risco de queda.

Outros dos locais a evitar, devido à queda de árvores e possíveis inundações, é junto às zonas ribeirinhas, nomeadamente dos rios Este e Cávado, em Braga e do Neiva, Homem e Vade, em Vila Verde.

As zonas de maior altitude, como a região montanhosa de Vila Verde, são propícias a ventos mais fortes com rajadas que podem atingir os 140 km/h, devendo a população ter especial atenção a estruturas que não estejam bem seguras.

Por fim, apela-se ainda que a população não deixe os automóveis ou outros bens debaixo de árvores ou de zonas com estruturas edificadas temporariamente.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista