Destaque Vila Verde

Cooltourall. Rafael Ibarra e aula de lindy-hop nas últimas confirmações

Redação
Escrito por Redação

Música, dança, cinema, fotografia, pintura, ilustração, design e cerâmica… O Cooltourall, da Bullire, chega já no próximo fim de semana, 20 e 21 de outubro, e traz consigo uma mostra artística diversificada. Durante dois dias, a Bullire vai mostrar que as artes são mesmo para todos com uma série de atividades de entrada gratuita e abertas a toda a população.

Os talentos locais estão em destaque na 3.ª edição do Cooltourall que decorre maioritariamente na Biblioteca Municipal de Vila Verde. A exceção é a noite de sábado, em que vamos até à Letraria para assistir aos espetáculos de música ao vivo e apreciar a arte de uma cerveja produzida de forma artesanal.

Cada vez mais próximos do público, os artistas também estarão por lá para nos ajudarem a compreender melhor o seu trabalho e/ou inspiração. Tudo de forma leve e descontraída, porque na Bullire as artes são para todos e todos são bem-vindos ao mundo das artes. O programa está fechado, é denso, mas explica-se num instantinho.

Conversas e exposições

Os amantes da fotografia não vão querer perder a oportunidade de conhecer o “Maciço Antigo”, trabalho que valeu o Prémio Novo Talento Fnac Fotografia 2017, que será exposto e apresentado pelo autor, Luís Preto, de Vila Verde. Ainda no mundo da fotografia, o também de Vila Verde João Ferreira apresenta pela primeira vez ao público o projeto fotográfico “A arte do Pasteleiro”, que alerta para a decadência desta arte antiga pela visão artística do autor.

Os trabalhos de design e ilustração de Manuel Sá, a cerâmica de Carolina Aguiam e as pinturas do artista visual mexicano Rafael Ibarra estarão expostas nos dois dias do certame. Manuel Sá fará também a apresentação do seu percurso e experiência. Rafael Ibarra orientará uma visita guiada à sua exposição “La infancia detenida” e estará à conversa com Luis Coquenão sobre o que é e como entender a arte contemporânea, um momento de partilha de ideias entre os artistas e o público. Fernando Almeida, artista plástico que colaborou nas edições anteriores do Cooltourall, apresentará alguns dos projetos que integrou no âmbito das Práticas Artísticas Colaborativas.

Filmes e curtas-metragens premiados

O cinema vai estar em força na Biblioteca Municipal de Vila Verde, com filmes e curtas-metragens que granjearam distinções a nível nacional e internacional. Destaque para o filme vencedor do NY Portuguese Short Film Festival 2017, “Carga”, e para o filme “Muletas”, selecionado para o Short Film Corner do Festival de Cinema de Cannes 2018, ambos de Luís Campos, que já colaborou com a Bullire no primeiro Cooltourall. Nota de particular relevo também para “Alfaião”, de André Almeida Rodrigues, considerada uma das cinco melhores curtas-metragens portuguesas estreadas em 2017. E ainda o documentário “Palmira” que a realizadora Diana Gonçalves virá apresentar pessoalmente, sobre uma das protagonistas de “Mulheres da Raia”, filme apresentado na edição anterior do Cooltourall.

Música e dança para todos os gostos

A dança é outra das formas de arte em força no evento. Das batidas do Hip-Hop moderno, com os artistas de Vila Verde “Los Xicos”, ao ritmo do Lindy-Hop, dança popular nos anos 30 e 40 e que os participantes poderão experimentar, passando pela performance de arte contemporânea preparada pelo projeto ArteTotal – Educação Artística de Braga, a variedade é garantida e a qualidade também.

Os espetáculos de música ao vivo são outro dos grandes destaques do evento. A tarde de sábado será ornamentada com acordes de música clássica do Trio ImPar, de Vila Verde. À noite, no sábado, a Letraria BrewPub, nas imediações da antiga Adega de Vila Verde, recebe o folk, os blues e o rock de Rita Franklin, alter ego de Rita Almeida, de Vila Verde.

Depois dos instrumentos é a vez de entrar em cena a música eletrónica do DJ Pisco, também de Vila Verde que promete boas vibrações pela noite dentro. No domingo, 21 de outubro, a Biblioteca Municipal recebe o Combo da Escola de JAZZ de Braga, com André Reigoto no contrabaixo, André Moreira na guitarra, Narciso Soares no saxofone e João Silva, de Vila Verde, na bateria.

Bom ambiente, projetos interessantes e ‘Artes para todos’ no Cooltourall, da Bullire, a 20 e 21 de outubro, em Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação