Braga

Hospital de Braga assinalou o Dia Mundial da Alimentação com ação de sensibilização

Redação
Escrito por Redação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, assinalado hoje, a Unidade de Nutrição e Alimentação do Hospital de Braga desenvolveu, na Entrada Principal, uma ação de sensibilização sobre alimentação saudável. Durante a manhã de hoje, nutricionistas do Hospital de Braga avaliaram o Índice de Massa Corporal e transmitiram à população conselhos e informações úteis para uma vida mais saudável.

Com o objetivo de fomentar práticas alimentares equilibradas e variadas, as profissionais de saúde alertaram para o excesso de peso e obesidade e transmitiram dicas para contornar esta problemática através da alimentação.

O Dia Mundial da Alimentação é, de acordo com Mafalda Noronha, responsável da Unidade de Nutrição e Alimentação do Hospital de Braga, “um dia que serve para consciencializar a população relativamente às questões de nutrição e alimentação”. No entanto, a nutricionista alerta para a importância de a população “adotar hábitos de vida saudáveis no seu dia-a-dia e não apenas nesta data”.

Sendo a Obesidade considerada, pela Organização Mundial de Saúde, a epidemia do século XXI, as nutricionistas da Unidade de Nutrição e Alimentação do Hospital de Braga relembram os hábitos que se devem adotar para prevenir esta doença:

· Fazer pelo menos 3 refeições por dia;

· Incluir pequenas refeições ao longo do dia para controlar melhor o apetite;

· Ingerir leite e derivados diariamente;

· Consumir alimentos com maior teor de fibra, como arroz e massa integrais e pão escuro;

· Preferir peixe e carnes brancas em detrimento de carnas vermelhas;

· Aumentar a proporção de legumes nas refeições;

· Ingerir regularmente fruta (cerca de 3 peças por dia);

· Beber água ou chás não açucarados;

· Praticar exercício físico regulamente.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação