Destaque Região

Politécnico de Viana disponibiliza 200 bicicletas para os alunos

bira IPVC (c) Twitter IPVC
Redação
Escrito por Redação

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai proceder à entrega, no próximo dia 19 pelas 15h, de 200 bicicletas no âmbito do projeto U-Bike. A cerimónia, que contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, irá decorrer na Biblioteca Barbosa Romero da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Promover a mobilidade suave, em particular a bicicleta, foi o intuito do IPVC quando apresentou a candidatura ao projeto U-Bike Portugal. Ao todo são 200 bicicletas, (160 elétricas e 40 convencionais) a ser disponibilizadas a toda a comunidade académica: estudantes, estudantes Erasmus e internacionais, funcionários e professores. A “Bira IPVC” vai circular pelas seis escolas do IPVC situadas em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. O Politécnico de Viana do Castelo é a instituição de ensino superior que vai “pedalar” a maior área geográfica através deste projeto.

Carlos Rodrigues, vice-presidente do IPVC sublinha a importância deste projeto para o Alto Minho. “Sendo o objetivo do projeto a sensibilização da academia e, através da academia, a sociedade em geral, para a necessidade de se substituir a mobilidade assente nos combustíveis fósseis para uma mobilidade “suave”, com economia das emissões de carbono, a presidência, partilhando essa preocupação e os objetivos do projeto aderiu de imediato ao mesmo”. Carlos Rodrigues realça, por outro lado, o contributo no combate ao sedentarismo e à prática de hábitos saudáveis. “A essas razões junta-se uma outra, não menos importante, que se prende com uma preocupação que é de todos, e que a todos tem que mobilizar, e que se prende com a promoção da saúde através da prática de hábitos saudáveis, neste caso o combate ao sedentarismo e a promoção do exercício físico”.

“Bira IPVC”

Batizada de “Bira” a bicicleta, que o IPVC vai passar a disponibilizar a toda a comunidade académica, a partir de 19 de outubro, apresenta no seu símbolo a variação das suas seis escolas. Os pneus, de tonalidade verde, representam as questões ambientais e ecológicas, que estão na base do projeto.

Juntamente com a “Bira” os utilizadores vão ainda receber um capacete, um cadeado, uma minibomba, um Kit de ferramentas e um Kit de remendos.

Como funciona?

As 200 bicicletas que o IPVC disponibiliza a toda a sua comunidade académica são entregues mediante candidatura. As bicicletas podem ser entregues por um ou dois semestres mediante os requisitos definidos em regulamento. Terão prioridade todos os candidatos que se propuserem efetuar o maior número de quilómetros e reduzir assim o uso de outros transportes, contribuindo para um melhor ambiente.

Os utilizadores têm como obrigatoriedade fazer a contagem mensal dos quilómetros percorridos assim como garantir a manutenção da bicicleta.

O único pagamento que os utilizadores têm que assegurar é o do seguro de responsabilidade social, acidentes pessoais e de furto ou roubo da bicicleta no valor de 7 euros para as elétricas e 5 euros para as convencionais.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação