Vila Verde

Santa Casa de Vila Verde celebra o dia da alimentação e sensibiliza para a luta contra a fome

Redação
Escrito por Redação

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Este ano o tema escolhido foi “o combate à fome e ao desperdício de comida, fomentando o reaproveitamento.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, como vem sendo habitual, celebrou o Dia Mundial da Alimentação com muitas iniciativas em ´muitas das suas valências.

Sob orientação do Serviço de Alimentação, e com a preciosa ajuda de um grupo de estagiários de Nutrição, as iniciativas começaram no infantário, com actividades educativas, que têm como objectivos, a aprendizagem de uma alimentação equilibrada, assente no tema do “dia mundial da alimentação, complementado esse conhecimento na confecção de bolos com o aproveitamento das cacas de frutas que foi ingerida em sobremesa.

Com as cascas ricas em vitaminas e outros nutrientes, a equipa e as crianças confecionaram bolos deliciosos que foram depois deliciados no lanche. As crianças da creche confecionaram pão saudável e bolinhos de coco que foram também o lanche destas crianças, sensibilizando desde muito cedo para o aproveitamento de desperdícios alimentares.

No lar em Vila Verde os utentes relembraram e puseram mãos à obra, “o fazer do pão” à moda antiga, para depois saborearem ao lanche. O pão fez-se, levedou e cozeu.

Na UCCI Longa Duração os utentes, com a ajuda da equipa, prepararam um bolo saudável para degustar ao lanche, e na UCCI Média duração e convalescença houve uma tarde divertida com o jogo do bingo em alimentos.

No Cao e lar residencial houve confecção de marmelada que adoçou o lanche dos utentes.

“As nossas valências têm a sensibilidade para uma alimentação equilibrada e o nosso serviço de Alimentação faz um trabalho notável na consciencialização para bons hábitos alimentares e acima de tudo boas práticas, tal como rege as obras da Misericórdia, dar de comer a quem tem fome”, palavras do Provedor Bento Morais que agradece o empenho de toda a equipa nas actividades.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação