Braga

Hospital de Braga promove dia dedicado ao Cancro da Mama

DR
Redação
Escrito por Redação

No âmbito da iniciativa “Outubro Rosa”, o Hospital de Braga vai promover, amanhã, 19 de outubro, um dia especial para os utentes, familiares e profissionais de saúde.

Neste dia serão desenvolvidas diversas iniciativas com o propósito de sensibilizar para a prevenção do cancro da mama e promover a integração da pessoa que luta contra esta doença.

As ações terão lugar na Entrada Principal e na Sala de Espera do Hospital de Dia Oncológico, no piso 1 da Consulta Externa do Hospital de Braga.

A prevenção é a melhor arma e, por isso, este dia começa com uma ação de sensibilização na Entrada Principal, das 10h às 12h, na qual Enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga vão transmitir informações imprescindíveis para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama.

A pensar nas mulheres que estão a passar pela doença, o Hospital de Braga em parceria com o Centro de Formação Die Apfel, vai promover, pelas 15h, um workshop de auto-maquilhagem ministrado por maquilhadoras profissionais da Perfumes & Companhia.

Este workshop, que decorrerá no Piso 1 da Consulta Externa, pretende promover junto das mulheres o conhecimento sobre técnicas de maquilhagem que permitem esbater os efeitos da doença, de forma a melhorar a imagem da doente e, consequentemente, contribuir para o seu processo de recuperação.

Seguidamente, neste local pelas 16h, terá lugar uma conversa sob o mote “Cancro da mama: a partilha de um desafio”, ministrada por Cristina Lopes, Psicóloga do Hospital de Braga. Esta conversa, para além de abordar a importância do acompanhamento psicológico ao logo das várias fases da doença, pretende também fomentar a partilha de experiências junto de utentes e cuidadores.

O dia terminará com o “Chá Rosa”, um lanche convívio, onde os utentes, familiares e profissionais de saúde terão oportunidade de conviver e trocar experiências.

No dia 31 de outubro decorrerá, ainda, na Entrada Principal, a ação de sensibilização “Vencer e Viver o Cancro”, promovida por Voluntárias do Movimento Vencer e Viver.

Esta programação insere-se na iniciativa “Outubro Rosa”, uma parceria que une Câmara Municipal de Braga, Hospital de Braga, Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Movimento Vencer e Viver e Rosa Vida/Gabinete de Apoio Oncológico.

Programa:

19 de outubro

· 10h00-12h00 | Entrada Principal do Hospital de Braga | Ação de sensibilização para a prevenção do cancro da mama promovida por Enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga

· 15h00 | Piso 1, Consulta Externa – Sala de Espera do Hospital de Dia Oncológico do Hospital de Braga | Workshop “Auto-maquilhagem na doente oncológica” em parceria com o Centro de Formação Die Apfel | Entrada Livre

· 16h00 | Piso 1, Consulta Externa – Sala de Espera do Hospital de Dia Oncológico do Hospital de Braga | “Cancro da mama: a partilha de um desafio” | À conversa com Cristiana Lopes, Psicóloga do Hospital de Braga | Entrada Livre

· 17h00 | Piso 1, Consulta Externa – Sala de Espera do Hospital de Dia Oncológico do Hospital de Braga | “Chá Rosa” Lanche convívio com utentes, familiares e profissionais de saúde

31 de outubro

· 9h30-12h30 | Entrada Principal do Hospital de Braga | Ação de Sensibilização “Vencer e Viver o Cancro” promovida por Voluntárias do Movimento Vencer e Viver

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação