Braga Destaque

Resgate de ciclista na Falperra concluído com sucesso

Resgate ciclista na Falperra (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

O praticante de Enduro BTT que sofreu uma queda no monte da Santa Marta das Cortiças na região da Falperra, ao início desta manhã, já foi transportado para o Hospital de Braga pelo helicóptero do INEM.

Os Sapadores de Braga tiveram mesmo que construir um heliporto improvisado no meio do monte, tendo derrubado dezenas de eucaliptos que impediam a aterragem.

Resgate ciclista na Falperra (c) FAS / Semanário V

A vítima, residente em Braga e com 54 anos, sofreu a queda quando estava a praticar em conjunto com o campeão nacional da modalidade e outro grupo, tendo saído fora dos trilhos e caído a uma ravina com vários metros. Os elementos do grupo são todos da região de Braga.

O alerta foi dado pouco depois das 10 horas da manhã deste domingo para o INEM. No local, os técnicos do instituto de emergência médica solicitaram a vinda dos Bombeiros Sapadores de Braga para efetuar um resgate, uma vez que a vítima apresentava lesões que, à primeira vista, pareciam de extrema gravidade, nomeadamente ao não sentir os membros superiores e inferiores.

Resgate ciclista na Falperra (c) FAS / Semanário V

“Ele queixava-se da coluna e estava com muitas dificuldades em mexer-se”, disse ao Semanário V outro praticante de Enduro inserido no mesmo grupo. No entanto, fonte dos Sapadores disse ao V que, na fase final do resgate, a vítima já conseguiu mexer, ainda que de forma muito leve, os membros inferiores.

Com apoio do helicóptero, a vítima acabou por ser transportada para o Hospital de Braga e considerado ferido com gravidade, sem no entanto, estar em estado crítico. No local estiveram equipas dos Bombeiros Sapadores de Braga, ambulância INEM de Braga e VMER de Guimarães.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista