Braga Destaque

Bombeiros Voluntários de Braga condecorados por D. Duarte de Bragança

Redação
Escrito por Redação

Os Bombeiros Voluntários de Braga foram condecorados com a Medalha de Mérito de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, condecoração essa atribuída por D. Duarte Pio. A cerimónia decorreu na Igreja de São Roque em Lisboa e foi presidida pelo Cardeal Patriarca dom Manuel Clemente.

A Associação de Bombeiros Voluntários de Braga fez-se representar pelo seu presidente, o capitão António Miguel Fernandes Ferreira, pelo comandante António Joaquim Fernandes Cerqueira e pelo Sub-Chefe Pedro Azevedo que transportou o Estandarte do Corpo de Bombeiros e pela Bombeira n.º 143 da corporação, Francisca Faria.

Este prémio foi instituído em 1818, pela Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, uma ordem militar criada no final da invasão napoleónica, onde o rei era o Grão-Mestre.

A partir de ontem, esta associação bracarense passa a pertencer ao leque dos distinguidos por uma medalha da ordem que foi abolida por um Governo provisório, em outubro de 1910. embora o rei D. Manuel II de Portugal no exílio e os pretendentes a Duques de Bragança que lhe sucederam tenham continuado a utilizar as insígnias desta ordem.

A liderança da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é disputada pelos atuais pretendentes Duarte Pio de Bragança e Rosario Poidimani.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação