Braga Destaque

Braga premiou os seus atletas na V Gala do Desporto

Gala do Desporto 2018 (c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O Altice Forum Braga foi palco da V Gala do Desporto, na passada segunda-feira, onde o Município de Braga, pelo quinto ano consecutivo, prestou tributo aos atletas Bracarenses que, ao longo do último ano, alcançaram mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial.

Braga carrega o título de Cidade Europeia do Desporto e o Município distinguiu os atletas e clubes que conquistaram títulos nacionais e internacionais. Do atletismo, à dança desportiva, passando pelo desporto adaptado, ténis, padel, canoagem, futebol, karaté ou andebol, foram premiados todos os atletas em representação de uma modalidade ou de um clube, que demostraram resultados de mérito desportivo, numa gala que encheu o Forum Braga e recebeu centenas de atletas. Foram representadas 23 modalidades e entregues 93 galardões. Além dos atletas, foram reconhecidos dirigentes, árbitros, treinadores, assim como o melhor evento desportivo do Concelho.

O Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que não teve oportunidade de estar presente na gala, deixou uma mensagem em vídeo de reconhecimento a todos os atletas, técnicos e dirigentes, na qual sublinhou a importância da “prática do desporto por todos, a adoção de hábitos de vida saudáveis e a utilização do desporto como uma arma para promover a inclusão e o estreitamento dos laços entre todos os cidadãos”.

De forma a eleger o melhor evento desportivo do ano, foi realizada uma votação online, na qual todos os Bracarenses foram convidados a participar. A categoria integrou a Festa Nacional de Ginástica, a 80.ª Volta a Portugal, a 39.ª edição da Rampa Internacional Falpera, o I Open Ténis de Braga, o Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário e a Final Four da Taça da Liga CTT que se revelou a prova vencedora da categoria.

O presidente do Hóquei Clube de Braga, Luís Botelho, venceu o prémio de melhor dirigente desportivo, enquanto o prémio de melhor árbitro foi atribuído a Andreia Sousa, da Associação de Futebol de Braga. Jorge Braz, selecionador de Futsal, venceu o prémio de melhor treinador e deixou uma mensagem, na qual agradeceu, “em nome de todas as modalidades representadas, a aposta que o Município de Braga tem feito pelo desenvolvimento desportivo a nível, não só da formação, como da promoção da atividade física, sem deixar de realçar os prémios do desporto adaptado, que são provas de tudo aquilo que defendemos no desporto: persistência, empenho, dedicação”.

Na categoria de atletismo foram premiados atletas do Sporting Clube de Braga, do Sporting Clube de Portugal e do Clube Atletismo Bracara, enquanto na canoagem os premiados formam, maioritariamente, atletas do Clube Náutico de Prado, distinguindo-se Emanuel Silva do Sporting Clube de Portugal, que não marcou presença na gala, tendo sido representado pela sua mãe.

A categoria de Natação foi liderada pelos atletas do Sporting Clube de Braga, tal como o Karaté e o Futebol e Futsal.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista