Braga

Braga. Associação Juvenil “A Bogalha” orienta jovens em idade escolar

Redação
Escrito por Redação

A Associação Juvenil “A Bogalha” abre hoje um Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional – o “Orienta-te” – destinado a estudantes do 9.º ao 12.º ano, alunos do ensino superior, entre outros.

Com esta iniciativa, a Associação Juvenil pretende prestar um acompanhamento individualizado aos jovens ou adultos e assim promover o autoconhecimento, informar sobre as opções escolares e profissionais e esclarecer sobre aspetos específicos relacionados com cada profissão, com os cursos e as universidades.

Para o presidente da Associação Juvenil, Adolfo Fernandes, o “Orienta-te” vem dar resposta a uma lacuna nesta matéria. “Constatámos que muitos alunos do centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) não sabem a área que irão seguir depois do 9.º ano ou o caminho que irão trilhar no final do secundário. Estão confusos, desorientados, e a orientação vocacional que é feita nas escolas não é suficiente para ajudá-los a tomar uma decisão segura e consciente sobre a área de estudos ou a profissão que querem para o seu futuro”, revela o presidente.

Perante esta lacuna, a direção considerou fundamental a criação de um Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional que apostasse num acompanhamento mais próximo, tendo em conta as especificidades de cada aluno.

A psicóloga responsável pela dinamização do Gabinete explica que “a orientação vocacional e profissional, na medida em que ajuda o jovem ou adulto a conhecer melhor as suas habilidades, interesses e aptidões, torna possível a escolha de forma consciente”.

A orientação efetuada na Bogalha distingue-se do acompanhamento realizado nas escolas por ser individualizada e personalizada. “Durante o processo são tidas em consideração não só as escolhas do jovem mas também as expectativas dos encarregados de educação, permitindo ao estudante uma maior serenidade e um maior sucesso educativo”, esclarece a psicóloga.

O “Orienta-te” funciona de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia.

A Bogalha é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta serviços na área da educação, entre outras, há 32 anos, nomeadamente nas valências de Creche, centro de ATL e Jardim de Infância.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação