Destaque Vila Verde

Parabéns, Vila Verde. 163 anos desde a fundação do concelho

Vila Verde (c) Luís RIbeiro / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

Foi a 24 de outubro de 1855 que o Estado fundou o concelho de Vila Verde, após reforma administrativa a nível nacional que extinguiu e criou vários concelhos.

Durante este dia, a Câmara de Vila Verde assinala várias atividades que tiveram início com uma exposição na Biblioteca Municipal, passam pelo lançamento da primeira pedra na requalificação do campo de futebol de Lanhas e por uma cerimónia solene esta noite, nos Paços do Concelho, para assinalar o 163.º aniversário da fundação do concelho de Vila Verde.

Regressando a 1855, foram vários os concelhos extintos para dar origem a este aglomerado que ainda hoje mantém o nome, sendo também uma das vilas mais ‘novas’ do país.

Para a sua fundação, foram extintos concelhos onde estão agora sediadas as freguesias de Aboim da Nóbrega, Pico de Regalados, Portela das Cabras, Soutelo e Carreiras S. Miguel.

O concelho de Aboim da Nóbrega era constituído pelas freguesias de Aboim da Nóbrega, Azias, Barros, Codeceda, Covas, Entre Ambos-os-Rios e Lugares de Frauxe, Ermida, Grovelas, Penascais e Valões. Tinha, em 1849, 4 126 habitantes.

Concelho de Pico de Regalados era constituído pelas freguesias de Lanhas, Vilarinho, Atães, Barros, Coucieiro, Gondiães, Gondoriz, Mós, Passó, São Cristóvão do Pico, São Miguel do Prado, Geme, São Pedro de Valbom, Pico de Regalados, São Miguel de Oriz, São Martinho de Valbom, Santa Marinha de Oriz, Sande, Sabariz e Caldelas. Tinha, em 1801, 7 174 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram anexadas as freguesias de Gomide e Valdreu e desanexadas as de Gondoriz e Barros. Em 1849 tinha 8.864 habitantes.

Concelho da Vila de Prado era constituído pelas freguesias de Areias, Atiães, Cabanelas, Cervães (uma parte), Freiriz, Igreja Nova, Lage, Lama, Oleiros, Oliveira, Panóias, Parada de Gatim, São Mamede de Escariz, São Paio de Merelim, Galegos Santa Maria, Galegos São Martinho, Ucha e Prado. Em 1849 este concelho tinha 12.147 habitantes

Concelho de Penela [Portela das Cabras] era constituído pelas freguesias de Anais (uma parte), Arcozelo, Duas Igrejas (uma parte), Goães, Godinhaços, Marrancos, Pedregais, Portela, Rio Mau, Escariz (São Mamede), Escariz (São Martinho) e Vilar das Almas. Tinha, em 1801, 3 149 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Azões, Anais (uma parte) e Duas Igrejas (uma parte), do extinto concelho de Albergaria de Penela, e o couto de Moure. Tinha, em 1849, 7.950 habitantes.

Concelho de Vila Chã [Carreiras] era contituído pelas freguesias de Parada e Barbudo, Dossãos, Esqueiros, Loureira, Nevogilde, Carreiras (Santiago), Carreiras (São Miguel), Travassós, São Paio de Vila Verde e teve a sua sede primitiva no lugar com o mesmo nome da atual freguesia de Carreiras (Santiago). Mais tarde mudou a sua sede para o lugar de Revenda da freguesia de Travassós, transitando, posteriormente, para a freguesia de São Paio de Vila Verde. Já o concelho de Larim era constituido por Turiz, Soutelo e parte da Lage. Em 1849 tinham 6.134 habitantes.

PROGRAMA DOS 163 ANOS DO CONCELHO DE VILA VERDE

24 outubro

10h: Inauguração da Exposição “ Manuel José de Oliveira (Marrancos,1877- Braga, 1918)
Local: Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde

11h: Lançamento da 1º Pedra da Requalificação do Campo de Jogos dos Cedros de Lanhas
Local: Rua Francisco Sá Carneiro, em Lanhas

21h: Sessão Solene Comemorativa do 163º Aniversário do Concelho de Vila Verde

Concerto do Dia do Concelho
– Academia de Música de Vila Verde
– Escola de Música da Vila de Prado
– Grupo Folclórico de Vila Verde (no âmbito da comemoração dos 60anos)
Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde

26 outubro

21h- Apresentação do Boletim Cultural de Vila Verde Nº13
“Parada de Gatim e a História da Louça Preta (subsídios e estudos)”
Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde

28 outubro

11h – Missa do Dia do Concelho de Vila Verde Ação de graças pelos autarcas e pelo povo vila-verdense
Local: Igreja Paroquial de Vila Verde
Organização: Verde Tuna dos Funcionários da Câmara Municipal de Vila Verde
Apoio: Paróquia e Grupo Coral de Vila Verde Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vila Verde

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação