Destaque Região

Já neva no Gerês

O frio veio para ficar este sábado e já neva em alguns distritos de Portugal. Em Pitões das Júnias, em Montalegre, no Parque Nacional Peneda-Gerês, já caíram durante este final de tarde os primeiros “flocos” de outono.

Há também registo de neve em Vila Real, na Serra do Larouco e em alguns pontos da fronteira do lado espanhol, na Galiza.

Recorde-se que o distrito de Braga está em aviso meteorológico amarelo devido ao vento forte, com previsão de tempo para os próximos dias com frio, chuva e, claro… neve.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todo o país fica hoje “sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte, na circulação de um intenso anticiclone localizado a norte dos Açores”, e Braga não é exceção.

A temperatura máxima prevista para Braga neste sábado, 15º, foi sentida ao final da manhã, mas a tendência para a tarde é que baixe para aos 10º até às 18h. Ontem, a temperatura máxima registada em Braga foi de 25º celcius.

Já no que diz respeito à temperatura mínima para Braga, este sábado é esperada que as temperaturas desçam até aos 6º. No domingo, a mínima cai para os 3º enquanto na segunda feira pode mesmo chegar aos 0 graus celcius.

Segundo a meteorologista Cristina Simões. ontem já se sentiu a descida das temperaturas, mas é neste sábado e domingo que a diferença mais se irá notar.

“A previsão aponta para uma descida gradual das temperaturas mínimas e máximas, sendo mais acentuada no sábado, dia em que se prevê vento forte, especialmente no litoral e nas terras altas. Por causa da intensificação do vento vamos sentir um maior desconforto térmico. Sábado vai ser o dia em que vamos sentir mais frio”, referiu a meteorologista.

O IPMA indica ainda que o vento deverá atingir rajadas até ceca de 75 quilómetros por hora no litoral e 90 quilómetros por hora nas terras altas.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação